A Pedreira Paulo Leminski, o maior espaço musical de Curitiba, vai ter novidades para o show do Backstreet Boys, que acontece nesta quarta-feira (25). A mudança já é visível para quem passa pela Rua João Gava, no bairro Abranches, em Curitiba. A entrada do portal foi revitalizada e as novidades estão por vir para aqueles que têm ótimas lembranças e sentimentos por este local rodeado de história e da natureza. Entre as novidades que serão lançadas estão o retorno da mística Estação Primeira e a construção de uma ponte ligando a Pedreira à Ópera de Arame, que deve ser inaugurada no aniversário de 330 anos de Curitiba.
Desde agosto de 2012, a gestão e operação foi transferida pela prefeitura de Curitiba à DC Set Eventos Ltda, concessionária que venceu licitação realizada naquele ano. O complexo Parque das Pedreiras Jaime Lerner engloba a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, dois grandes pontos turísticos da capital.
Para a realização de qualquer intervenção, a DC Set é habilitada a executar os projetos de renovação. Para essa iniciativa a Ligga Telecom entrou como parceira. Aliás, na parte superior da Pedreira (mirante) já foi construído um lounge, onde a empresa de telefonia vai receber clientes e convidados num espaço perfeito para curtir o visual e ainda ouvir uma rádio denominada Ligga Estação Primeira, uma alusão à emissora que marcou época de 1986 a 1995 como a primeira FM de Curitiba dedicada ao rock. Aliás, a Estação Primeira irá funcionar também via aplicativo, que em breve estará disponível para download nas plataformas digitais.
Resgate histórico de Curitiba
Rocky Santos, diretor de Marketing da Ligga, acredita que a volta da Estação Primeira vai resgatar uma programação histórica da emissora. “A Estação Primeira estabeleceu um padrão que reunia ousadia e qualidade em torno do rock e de tantas outras sonoridades que estavam emergindo no mundo da música, além de revelar talentos e garantir um conteúdo atraente aos ouvintes. A Ligga Estação Primeira deseja resgatar tudo isso com uma programação musical única, com entrevistas e conteúdos exclusivos nas grandes turnês nacionais e internacionais, oferecendo ao público um canal de informação ligado ao entretenimento”, disse Rocky.
O estúdio da emissora vai ter uma vista privilegiada para os shows e com quatro canais de música (Classic Rock, Brasil, Pop e Rock Hits), além da inauguração, em uma segunda fase, de mais um canal que será a releitura da Estação Primeira no seu modelo original.
Helinho Pimentel, sócio da DC SET, concessionária da Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame e fundador da Estação Primeira, a união entre a emissora e a Pedreira Paulo Leminski é um marco para Curitiba. “O resgate da Estação Primeira, sobretudo com sede no coração da Pedreira Paulo Leminski, tem grande representatividade. A Estação foi a rádio que realizou o concerto de inauguração da Pedreira Paulo Leminski, em 1989, com show do Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e The Wailers, ainda em sua formação original e esteve envolvida diretamente na promoção ou realização dos principais shows, nos primeiros anos de existência da Pedreira”, relembra Pimentel.
Ponte da Pedreira para a Ópera
A entrada no portal teve a quebra de pilares que sustentava um telhado de tijolos. A estrutura é antiga e com a mudança de banners a cada evento, a entrada dava sinais que precisava ser alterada. Para o show do Backstreet Boys em Curitiba, painéis informativos quanto aos setores de entrada foram colocados no fim de semana.
Outra melhoria que está no projeto seria a construção de uma ponte ligando Pedreira à Ópera de Arame. A aprovação do laudo de uso já estaria em curso e, caso venha a ser aprovado, vai entrar no hall de novidades para o aniversário de 330 anos de Curitiba. Vale reforçar que na Ópera, em 2018, ocorreram mudança na estrutura de entrada com espaço de bilheteria, loja e lounge coberto. Dentro do complexo, existe ainda o Vale da Música, com shows de música instrumental e restaurante.
Pedreira Leminski é o templo musical de Curitiba
Se o artista quer fazer show em Curitiba, a Pedreira Paulo Leminski é o templo musical. Em 1989, o local parou de ter extração para a construção civil e foi adaptado com palco e estrutura para eventos culturais. O festival de inauguração contou com as bandas Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e The Wailers. A iniciativa de reaproveitar um espaço degradado partiu da prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), na gestão de Jaime Lerner como prefeito. O batismo mais do que especial foi dado em homenagem ao poeta e compositor Paulo Leminski, morador do bairro Pilarzinho, vizinho da Pedreira,
A partir daí, grandes artistas de renome mundial como Paul McCartney, Ramones, AC/DC, Pearl Jam, José Carreras, David Bowie, e muitos outros passaram por ali.
Em 2008, a Pedreira foi fechada, e reabriu em 2014, após uma longa batalha da concessionária DC Set Eventos Ltda com o Ministério Público, colocando Curitiba novamente no roteiro de grandes festivais e shows internacionais. Vida longa à Pedreira Leminski.