O parque Vista Alegre, entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, na região norte de Curitiba, foi alvo de uma grande ação de vandalismo na madrugada desta terça-feira (8). De acordo com a prefeitura, 25 dos 39 postes de luz instalados no parque foram danificados. Boa parte foi desparafusada do chão e entortada, em seguida, segundo a Guarda Municipal, lâmpadas e fiação foram furtadas.

continua após a publicidade

O estrago é perceptível em quase todas as vias do parque. Alguns dos postes danificados estavam bloqueando a passagem. O prejuízo estimado, segundo a administração municipal, é de R$ 50 mil, já que parte dos equipamentos será reaproveitada.

Pela manhã, uma equipe da GM foi ao local e registrou a ocorrência. O parque foi inaugurado em setembro do ano passado e por ficar em um local afastado, os equipamentos públicos têm sofrido ataques frequentes de vândalos e ladrões. Segundo os guardas municipais que trabalham na região, um mês após a inauguração do parque, toda a fiação subterrânea foi furtada. 

Dentro do parque há uma guarita reservada para um vigilante, mas não há permanência de guardas no local. “As rondas são constantes. Sempre tem uma viatura passando por esta área. Porém, quando as equipes viram as costas, os marginais ficam livres pra agir”, explicou um dos guardas.

Novinho

continua após a publicidade

O Parque Vista Alegre é uma unidade de conservação com 100 mil metros quadrados de área. No passado, foi uma pedreira da empresa de construção civil da família Greca. Aproximadamente 70% da área é coberta com vegetação nativa, com diversos exemplares de Araucária. A principal atração do local é uma cachoeira de sete metros, formada pelo córrego do Vista Alegre, que deságua em uma piscina natural.