4ª Dose!

Paraná terá 4ª dose da vacina contra covid-19 para a população acima de 80 anos

vacina idoso
Foto: Freepik

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR), realizada nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e as secretarias municipais de Saúde aprovaram o início da vacinação da 4.ª dose de reforço contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos de idade.

A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde, anunciada na quarta-feira (23), por meio da Nota Técnica 20/2022. Com a isso, os 399 municípios paranaenses responsáveis pela aplicação das doses poderão vacinar os idosos assim que os imunizantes forem enviados pelo governo federal.

+ Leia mais: DNA de suspeito de crime sexual com 14 vítimas é um dos perfis analisados no PR

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a ideia agora é pleitear a 4ª dose para as idades seguintes. “Devemos estender a 4ª dose para população acima de 80 anos, mas estamos pleiteando no PNI [Plano Nacional de Imunizações] que possamos estender para toda a população acima de 18 anos, de forma decrescente”, disse. “Esperamos as doses que o Ministério da Saúde irá nos mandar. Os municípios são nossos parceiros e contamos com todos eles para efetuarem a busca ativa [do público-alvo]”, acrescentou ele.

Faltosos

No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa, com duas doses ou a dose única. Mas, um levantamento realizado pela Sesa nesta segunda-feira (21), entre os paranaenses acima de 18 anos de idade, mostra que 3.862.627 pessoas tomaram a primeira e segunda doses (esquema primário completo) e por algum motivo não retornaram para a dose de reforço (“terceira dose”) no prazo recomendado pelo Ministério da Saúde.

O número de 3.862.627 leva em consideração um universo de 8.207.305 pessoas aptas a tomarem o primeiro reforço, representando quase 50% deste público. Dos faltosos, 39,75% correspondem aos que receberam o esquema primário com doses da AstraZeneca, 34,43% com Pfizer, 22,38% com CoronaVac e 3,44% com Janssen.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna