Com chuvas que estão atingindo diversas partes do Paraná desde o último domingo (14), o estado inicia a semana com condições climáticas que merecem atenção. Nesta segunda-feira (15), o Paraná possui quatro alertas publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indicam perigo de chuva intensa e fortes ventos no litoral. Além disso, um ciclone extratropical que está se formando na Argentina e a chegada de uma massa de ar frio prometem derrubar as temperaturas no estado na metade da semana.
Curitiba, região metropolitana e litoral, por exemplo, estão sob alerta amarelo – que representa perigo potencial de chuvas intensas. O aviso começou na manhã desta segunda-feira (15) e segue válido até às 10 horas de terça-feira (16). Somente no domingo (14), a capital já registrou o acumulado de 82 milímetros, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Alerta amarelo de temporal
O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia e ventos que podem alcançar até 60 km/h. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e de alagamentos.
Essa situação também é válida para algumas cidades localizadas mais ao norte do Paraná, como Londrina e Maringá. Outros estados do Brasil, como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais também foram listados pelo Inmet.
Paraná tem ainda alerta laranja em vigor
Já na região sul e no oeste do Paraná, o Inmet indica um alerta laranja – que indica perigo de chuvas intensas. Nesse caso, aumenta a quantidade de chuva, podendo chegar a 100 milímetros por dia. A intensidade dos ventos também cresce e fica entre 60 e 100 km/h. Há maior risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta laranja começou na manhã de domingo (14) e se estende até às 18 horas de terça-feira (16). Além da parte norte do Paraná, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também estão na lista de perigo de chuvas intensas.
Ventos fortes: alerta no litoral do Paraná
O Inmet também emitiu dois alertas sobre ventos costeiros no litoral do Paraná. O mais alarmante é o de cor laranja, que indica perigo e começou na manhã do último sábado (13). Esse aviso é válido para todo o território do litoral do Paraná e se estende até às 18 horas de terça-feira (16).
De acordo com o Inmet, acontece a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
Já o segundo aviso sobre ventos costeiros, de cor amarela, engloba um pequeno trecho do litoral, já praticamente na divisa com São Paulo. O alerta permanece válido até às 18 horas desta segunda-feira (15).
Como fica o tempo no Paraná nos próximos dias
O Simepar indica que o tempo chuvoso deve continuar na maior parte do Paraná até terça-feira (16). Já a partir de quarta-feira (17), as temperaturas devem cair por conta da chegada de uma massa de ar frio.
“Destaque para resfriamento a partir de quarta-feira, quando uma massa de ar frio chega ao Sul do Brasil e provoca declínio da temperatura. Na quarta ainda chove em algumas das regiões do Paraná, mas o resfriamento já ocorre a partir da área de divisa com Santa Catarina”, afirma o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.
O frio deve permanecer ainda na quinta-feira (18), com temperaturas abaixo dos 10ºC no centro-sul paranaense. Jacóbsen também informa a possibilidade de nevoeiros em muitas cidades do estado.
O frio também pode ser influenciado por um ciclone extratropical que está se formando na Argentina. A expectativa é de que o fenômeno ganhe força nesta segunda-feira (15). Segundo o Inmet, o ciclone se juntará à frente fria que atinge o sul do Brasil entre terça (16) e quarta-feira (17). Até o fim da semana, o ciclone pode avançar pela região sudeste.
Dicas de segurança em temporais
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em casos de emergência entre em contato com Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉