Carregue o guarda-chuva

Paraná tem alerta de temporal e granizo a partir da noite desta quinta. E Curitiba?

temporal
Foto: Átila Alberti/Arquivo/Tribuna do Paraná

Uma mudança brusca nas condições do tempo deve provocar temporais no Paraná a partir da noite desta quinta-feira (25). A frente fria que já atua no Rio Grande do Sul se aproxima do estado e se choca com o calor abafado da região paranaense. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, chuvas e ventos fortes estão previstos e, também, queda de granizo em algumas áreas.

Em Curitiba e no Litoral, a chuva também pode chegar, embora a maior intensidade dos temporais deva se concentrar a Oeste. “A previsão é de que tenhamos a evolução da frente fria que está atuando, ainda, no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Nas próximas horas, ela evolui rápido em direção ao Paraná. Com o ambiente muito quente por aqui, é bem possível que a gente tenha a ocorrência de temporais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

+ Leia mais: Matrículas para 2022 são abertas em escolas estaduais do Paraná

Nesta quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h. Além do vento, uma chuva intensa já atinge esses dois estados desde o início da tarde desta quinta. O motivo de tanta variação meteorológica é um sistema de baixa pressão que sobe pelo Sul do Brasil e se desloca em direção ao Mato Grosso do Sul.

“A combinação desse sistema frontal com o ar quente e mais úmido, nas regiões paranaenses, potencializa essa ocorrência de temporais. Não se descartam os vendavais e, até mesmo, a ocorrência de granizo em algumas localidades, principalmente na metade sul paranaense”, finaliza Jacóbsen.

Como se proteger?

  • Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta às pessoas a não se abrigarem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Também não se recomenda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais informações, é possível ligar para a Defesa Civil, no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna