Reforço

Paraná quer aplicar 3ª dose da vacina da covid-19 em setembro, se tiver estoque

dentistas na vacinação Curitiba
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A aplicação da terceira dose da vacina contra o coronavírus será adotada no Paraná a partir de 15 de setembro. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26). O público que deverá tomar o reforço será o de 70 anos ou mais, que já tenha tomado a segunda dose há seis meses. Pacientes imunossuprimidos também entrarão na lista. A opção pela terceira dose seguirá dentro do cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Embora a informação anime o público dos idosos, as doses só serão possíveis se houver vacinas disponíveis. “Quem compra as vacinas é o Ministério da Saúde, por isso, nós vamos seguir o PNI para não termos falta de vacinas. Não vamos aplicar a terceira dose com as vacinas da primeira e segunda doses”, disse o secretário.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba vacina nascidos em 1999 e 2000 nesta sexta-feira; veja de quais semestres

>> Pfizer confirma que vacina contra a covid-19 também será fabricada no Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ainda não tem de bate-pronto o número de pessoas que entrarão na lista da terceira dose. Beto Preto afirmou que esse levantamento será feito e a quantidade de pessoas será repassada para público. A distribuição de doses entre as cidades paranaenses também será avaliada.

Sobre o grupo de vacinados entre 12 e 17 anos, que tem prazo para entrar no PNI a partir de outubro, o secretário disse que a vacina da Pfizer, por exemplo, tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária. Com isso, a vacinação deste grupo começará quando o público de 18 anos ou mais estiver completamente vacinado no Paraná, com pelo menos uma dose.

Em Toledo, no Oeste do Paraná, a vacinação do grupo de pessoas com 12 anos ou mais começa antes. A cidade foi escolhida pelo PNI para um estudo da Pfizer que avaliará o comportamento da imunidade a partir desta faixa etária. Segundo a Sesa, “Toledo foi a cidade escolhida para ser laboratório de imunização total, em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Pfizer. Para a pesquisa, o município receberá uma remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante, para completar a aplicação da primeira dose e a imunização na população a partir dos 12 anos”, diz o texto de uma postagem da Sesa no Instagram.

Luma flagra Viola e Mavi juntos
Mania de Você

Luma flagra Viola e Mavi juntos

Blandina confessa seu amor por Artur
Rancho Fundo

Blandina confessa seu amor por Artur

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna