Fim de semana

Parada LGBTI+ em Curitiba vai colorir ruas de verde e amarelo; confira os bloqueios

Imagem da Av. Cândido de Abreu, no Centro de Curitiba, com multidão e uma gigante bandeira o orgulho LGBT em cima de parte das pessoas.
Foto: Hay Ramos / divulgação.

A Parada da Diversidade de Curitiba está de volta para celebrar a pluralidade, a igualdade e a cidadania neste próximo domingo (25). Com o tema “Curitiba em Verde, Amarelo e Todas as Cores: Seu Voto, Nossa Voz!”, o evento deste ano convida todos a resgatarem as cores da bandeira nacional, que, nos últimos anos, foram apropriadas por movimentos da extrema-direita. O objetivo é reforçar o poder de mudança através da democracia e destacar a importância do voto consciente nas eleições municipais.

A concentração terá início na Praça 19 de Dezembro (Praça da Mulher Nua), no Centro Cívico, às 10h. A saída dos trios está prevista para as 14h30 e seguirá pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora da Salete. O evento contará com apresentações e performances de DJs, cantores e cantoras, drag queens, além de grupos de dança.

A Parada LGBTI+ de Curitiba, assim como todas as paradas no Brasil, não é apenas uma celebração vibrante da comunidade LGBTI+ e de seus aliados, mas também um espaço crucial para a defesa dos direitos civis. Em um ano eleitoral, o evento assume um caráter ainda mais significativo, com uma chamada para o voto consciente.

Organizada desde 2005 pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), com o apoio de outras organizações, o evento espera reunir público de Curitiba, região metropolitana, caravanas do litoral e interior do Paraná, e também de outros estados. O objetivo é contribuir para o enfrentamento da discriminação e violações de direitos contra a população LGBTI+.

29 Anos de História

A Parada na capital paranaense é considerada uma das primeiras no Brasil. Em janeiro de 1995, cerca de 500 pessoas participaram de uma caminhada, data que coincide com a fundação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Este ano, são esperadas cerca de 60 mil pessoas em Curitiba.

Além da organização da Parada, a APPAD atua durante o ano todo na promoção e defesa dos direitos humanos, bem como na reparação de violações de direitos de diversos segmentos populacionais. A associação também realiza debates, palestras, oficinas, atividades culturais, entre outros eventos para a comunidade LGBTI+.

Mais informações sobre as atrações e a programação do evento podem ser encontradas em instagram.com/paradalgbticuritiba

Serviço

23ª Parada da Diversidade LGBTI+ de Curitiba

Data: Domingo, 25 de agosto de 2024, a partir das 10h
Local: A concentração terá início às 10h na Praça da Mulher Nua (Praça 19 de Dezembro), próxima ao Shopping Mueller, no Centro Cívico. O trajeto percorre a Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, com término previsto para às 19h.

Tribuna fará sabatina inédita com candidatos à prefeitura!
Eleições 2024

Tribuna fará sabatina inédita com candidatos à prefeitura!

Vizinho brincalhão?? Placa usa gíria de Curitiba e ganha destaque!
Divertido

Vizinho brincalhão?? Placa usa gíria de Curitiba e ganha destaque!

Camisa 10 do rádio! Estrela do rádio esportivo ganha homenagem!
Narração vibrante

Camisa 10 do rádio! Estrela do rádio esportivo ganha homenagem!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.