AJUSTE FISCAL

“Pacotaço”: Greca retira projetos que aumentavam impostos

O prefeito Rafael Greca (PMN) pediu a retirada de dois projetos que integram o pacote de ajuste fiscal do Executivo que foi enviado à Câmara Municipal este ano. Na manhã desta terça-feira (1º) a retirada dos projetos que aumentavam a alíquota do ITBI e que alteravam as formas de cobrança do ISS foi anunciada pelo líder do prefeito na Câmara, Pier Petruzziello (PTB). O pedido de retirada dos projetos foi feito pela base de Greca no Legislativo. Segundo Petruzziello, o aumento do ITBI, cobrado principalmente na venda de imóveis, pesaria sobre as pessoas de baixa renda e as alterações no Imposto sobre Serviços, o ISS, poderiam fazer com que profissionais liberais migrassem para a Região Metropolitana de Curitiba, onde teriam condições tributárias mais favoráveis.

Com a retirada das duas proposições restam ainda cinco projetos do ajuste fiscal para serem votados. Entre eles estão a criação de um plano de previdência complementar para os servidores municipais e a desvinculação do pagamento da taxa de lixo do IPTU, que devem ser votados já nas primeiras semanas do segundo semestre.

Ainda na sessão desta terça-feira os vereadores vão votar o projeto de criação do programa Nota Fiscal Curitibana, que, se aprovado, funcionará de forma semelhante ao Nota Paraná, do governo do estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna