A partir deste sábado (27), o pagamento da passagem de 18 linhas de ônibus passa ser feito exclusivamente com cartão-transporte. As linhas (lista abaixo) atendem as regiões do Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Portão e da CIC.
Das linhas que terão mudança para o cartão, 16 são tipo alimentador, que fazem a ligação entre terminais e regiões próximas, e duas são tipo troncal, que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade, mas circulam por vias compartilhadas.
LEIA TAMBÉM:
>> Curitiba tem cinco novos radares! Saiba onde ficam estes equipamentos mais “refinados”
Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas 18 linhas, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. Do total de passagens, 55,80% são pagas com cartão usuário. Os cartões isentos representam 14% e o pagamento em dinheiro, 30,2%.
“O cartão já é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo whatsapp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Considerado mais prático, o cartão também é mais seguro. Ao diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, inibe assaltos e roubos.
Atendimento
A confecção do cartão é gratuita. Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas suas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania nesses bairros. Também é possível fazer o cartão na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.
Para fazer o cartão nessas unidades, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs Nos cartazes que informam sobre a mudança que foram colados nos ônibus, o usuário também pode apontar a câmera do celular para um QR Code e ser direcionado para a página de agendamento.
Na CIC, que não conta com uma Rua da Cidadania, um Urbs Móvel – veículo itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo – ficará estacionado junto ao terminal até sexta-feira (26) e atenderá os usuários que querem fazer o cartão. Nesse caso, não há necessidade de agendamento.
Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 11h às 17h em dias úteis.
Confira as linhas que só aceitarão cartão a partir de 27/11:
Alimentadores
Regional Boa Vista
222-V. Esperança
226-Abaeté
233-Olaria
236-São Benedito
Regional Cajuru
322-Camargo
Regional Boqueirão
521-Nivaldo Braga
522- Maringá
523-Iguapé I
Regional Pinheirinho
629-Alto Boqueirão
638-Pinheirinho
639-Futurama
655-Jardim da Ordem
CIC (atendido pelo Urbs Móvel)
652-V. Verde
653-Sabará
Regional Portão
718-Porto Belo
721-Mario Jorge
Troncal
Regional Portão
701 – Fazendinha
778-Cotolengo