A primeira lua cheia do ano vai ter início nesta sexta-feira (20) e é conhecida como “ Lua Cheia do Lobo”. Você não vai ver um lobo no céu como possa ter imaginado, mas tem grande chances de curtir um belo visual esta noite. A lenda do lobo se tornou conhecida após os primeiros nativos americanos perceberem que os lobos uivavam olhando para a Lua na primeira Lua cheia do ano.
+ Leia mais: Motorista sente fedor no carro e acha jiboia morta na volta de férias do Paraná
No entanto, isto é lenda. Segundo o matemático e diretor do Parque da Ciência Newton Freire Maia, Anisio Lasievicz, os animais estão mais agitados até pela condição climática “ O que acontece é que os animais estão mais ativos no inverno e demonstram isto olhando para cima. É uma lenda”, comentou Anisio.
Diferentes nomes
Em todos os meses do ano, existe uma denominação diferente para a Lua. Tem da colheita, fruta, do castor e até do caçador. “ Isto foi definido por pessoas no hemisfério norte. A relação é muito com eles e difere da gente que está em outro posicionamento”, ressaltou o diretor do Parque da Ciência.
Abaixo, a lista completa das Luas com o começo do ano quando atingir a plenitude de estar cheia.
- Janeiro – Lua do Lobo
- Fevereiro – Lua da Neve
- Março – Lua das Vermes
- Abril – Lua dos Ovos
- Maio – Lua das Flores
- Junho- Lua do Morango
- Julho – Lua do Feno
- Agosto – Lua do Peixe
- Setembro – Lua da Fruta
- Outubro – Lua do Caçador
- Novembro – Lua do Castor
- Dezembro – Lua do Carvalho
Lua em Curitiba
Avistar a “Lua Cheia do Lobo” pode não ser uma tarefa muito fácil para quem está em Curitiba. De acordo com a meteorologista do Simepar, Larissa de Freitas, há previsão de chuva para a tarde desta sexta-feira (10), precipitação que deve seguida de céu encoberto por nuvens durante a noite.
+ Leia ainda Polícia investiga se cerveja artesanal causou surto de doença misteriosa em Minas
“Em alguns bairros o céu estará limpo após a chuva, em outros haverá mais nuvens esta noite. Presenciar o fenômeno na capital vai ser possível, mas não em todos os locais da cidade, isso vai depender de onde a pessoa estiver”, explica Larissa.