Os primeiros pilares de sustentação da obra de alargamento do viaduto do Tarumã, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, começaram a ser concretados. De acordo com a prefeitura, implantação de 20 pilares dá sequência aos trabalhos já executados de perfuração e cravação de 152 estacas metálicas e concretagem dos 20 blocos de apoio da estrutura que está sendo ampliada. Veja fotos abaixo.
LEIA MAIS – Flagra! Leitor registra pitbulls soltos perambulando pelas ruas de Curitiba
Os pilares são uma parte importante da obra, já que significam na prática a sustentação do viaduto. Será sobre eles que as futuras vigas de ligação serão colocadas. As obras, que integram o Complexo Tarumã, visam o avanço na integração do transporte coletivo e a melhoria das condições no trânsito local.
VIU ESSA? Novo viaduto em Curitiba? Estrutura que estava desgastada agora tem cara nova
Nova fase das obras
No viaduto, serão dez pilares em cada lado, com altura média de seis metros cada. Ao todo, serão mais de 180 m³ de concreto utilizados para o serviço que deve ser concluído até o fim de setembro.
LEIA AINDA – Nota Paraná milionário premia com R$ 1 milhão; veja quem ganhou
“Entramos em uma nova fase dessa obra que marca os avanços na mobilidade da cidade, na integração que melhora os acessos aos municípios vizinhos reforçando Curitiba e região metropolitana como uma só e requalificando as vias locais que servem de acesso aos moradores, comerciantes e para quem circula pela região”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Concretagem
A concretagem dos dois primeiros pilares aconteceu na última semana de julho e semanalmente os trabalhos progridem para novas unidades, com intervalo entre cada dupla de pilar. Segundo Manuela Marqueño, engenheira fiscal da Smop, o intervalo nos dias de concretagem é necessário para a retirada da forma usada para dar forma à nova coluna.
“Na sequência será executada outra dupla de pilares até que todos estejam implantados e ao final desta etapa começa outra parte fundamental, que é a concretagem das vigas de ligação”, explica Manuela.
O alargamento do viaduto é necessário para a implantação de duas novas estações de ônibus: Tarumã (na parte superior) e Victor Ferreira do Amaral (sob o viaduto). As intervenções incluem também a requalificação de vias do entorno e das praças Cova da Iria e Mauro Ferreira, novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além de novo paisagismo e iluminação. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Ruas e desvios passam por obras
As vias que vão formar as alças de acesso ao viaduto também passam por obras. Após a execução de serviços de drenagem e a implantação dos meios-fios, as equipes atuam no momento na etapa da nova pavimentação e se preparam para iniciar nas próximas semanas a requalificação das calçadas e do paisagismo das ruas Bandeirantes Dias Cortes, Affonso Penna e Nagib Daher.
Para a segunda quinzena de agosto estão programados o início de melhorias na rede de drenagem da Rua Arcésio Guimarães (trecho desde a Rua Nagib Daher até a Rua Monte Castelo), com a implantação de nova tubulação de 1,2m e na requalificação da rua Engenheiro Batista Ribas (trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e a Governador Agamenon Magalhães), composta por drenagem, calçadas e pavimentos novos.