Já estão na etapa final as obras de contenção da encosta da BR-277 na altura do km 41, no Litoral. Além de continuar avançando na perfuração do maciço rochoso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) começou a instalar a tela metálica de alta resistência, que irá prevenir o escorregamento de materiais de grande porte sobre a rodovia, garantindo a segurança dos usuários. Os trabalhos no local começaram em dezembro de 2022, quando ocorreram os deslizamentos no trecho.

continua após a publicidade

>>>> Veja o andamento da obra na BR-277!

No caso de novos danos na encosta, devido a chuvas excessivas ou outras causas, a tela metálica mantém as rochas e lascas no lugar, evitando que escorreguem e causem o deslocamento de mais material, além de não atingirem a pista. O primeiro segmento, de 25 metros de comprimento, começou a ser instalado antes do Carnaval, com os serviços sendo retomados esta semana.

LEIA TAMBÉM:

continua após a publicidade

>> Guerra contra o tráfico de drogas: sete são presos no Litoral do Paraná

>> Fala de Bruna Griphao no BBB 23 enfurece biomédicos do Paraná

continua após a publicidade

Atualmente este trecho da rodovia está com três faixas de tráfego liberadas, com uma quarta faixa sendo ocupada por guindaste.

O DER/PR já concluiu os serviços de contenção definitiva da encosta da BR-277 no outro segmento de sua responsabilidade, no km 39. Após os serviços de limpeza e retirada de materiais, foi instalada e fixada uma tela ecológica de contenção, dispositivo de alta resistência que permite o plantio de grama, o que também ajuda a evitar novos escorregamentos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) continua a obra de recuperação do km 42, primeiro local atingido pelas chuvas no ano passado, tendo registrado, inclusive, escorregamento de rochas. Neste ponto são duas faixas de tráfego liberadas, com um guindaste ocupando outras duas faixas.

Retirada dos guindastes

O DER/PR e o DNIT estão retirando os guindastes dos pontos em obras aos finais de semana, visando melhorar o tráfego de veículos nestes dias de maior movimento. Os equipamentos saem do trecho na sexta-feira ou sábado, dependendo da programação de serviços, e retornam somente na segunda-feira. Devido a essa nova programação, que está garantindo melhor fluxo aos finais de semana, os serviços com guindastes no km 41 serão prolongados até março. O guindaste foi utilizado para içar equipes que fizeram a retirada manual de pedras soltas na encosta.

Obras iniciaram em dezembro

O DER/PR deu início à sua obra no dia 19 de dezembro, após acordo com o DNIT, que está fazendo a obra de recuperação do km 42, mas à época afirmou não ter os recursos para atender o km 39 e km 41. Visando recuperar a trafegabilidade da rodovia federal, corredor logístico para o Porto de Paranaguá, o DER/PR trabalhou desde o início para liberar faixas extras de tráfego com a maior agilidade possível, sem abrir mão da segurança dos usuários e trabalhadores.

Até o momento, foram pouco mais de 60 dias corridos de obras no local, com um dos pontos de escorregamento de terra já atendido pelo DER/PR, e outro na etapa final de contenção.

Permanece em vigor a restrição de tráfego pesado aos finais de semana de fevereiro na BR-277, na Serra do Mar. Veículos de carga articulados, como carretas, cegonhas e bitrens, entre outros, não poderão circular entre o km 30 (viaduto de Morretes) e o km 60 (antiga praça de pedágio).

Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?