As obras da Ponte de Guaratuba alcançaram um novo marco neste mês de abril com a concretagem de dois vãos no trecho pré-moldado da estrutura. A execução representa avanço importante na construção da superestrutura da ponte, que ligará os municípios de Guaratuba e Matinhos.
A execução das lajes dos vãos contou com a aplicação de 120 metros cúbicos de concreto, o que equivale a cerca de 15 caminhões betoneira. A operação exigiu aproximadamente 12 horas contínuas de trabalho e envolveu diretamente uma equipe de 40 profissionais, entre operários, engenheiros e técnicos.
Cada vão representa a distância entre dois apoios consecutivos da ponte, compostos por pilares e fundações que sustentam a superestrutura. A obra total conta com 23 vãos, sendo 20 no trecho pré-moldado e três adicionais no segmento estaiado da ponte.
Assista:
Como funciona a concretagem da Ponte de Guaratuba
A tecnologia empregada nessa fase da construção envolve a utilização de estruturas pré-moldadas, fabricadas no canteiro de obras e transportadas até os apoios.
Inicialmente, são lançadas as vigas longarinas sobre travessas, seguidas pelas chamadas pré-lajes, que são placas de concreto que funcionam como fôrmas para a laje definitiva. Essa técnica dispensa o uso de escoramentos tradicionais, agilizando o processo de execução.
Após a instalação das pré-lajes, é feita a colocação das armaduras metálicas, seguida da concretagem da laje. Com o concreto já curado, a laje receberá o revestimento final que comporá a pista de rolamento para os veículos.
Obra da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Em fevereiro, a estrutura alcançou a marca de 44,2% de execução. Para conferir as obras em tempo real acesse o site.
