Depois de um atraso de mais um ano, a obra da trincheira da Rua General Mário Tourinho finalmente serão retomadas, na próxima segunda-feira (23), no bairro Seminário, em Curitiba. Com isso, o trânsito na Avenida Nossa Senhora Aparecida será totalmente bloqueado a partir das 9h. Já a Mário Tourinho terá fluxo em apenas uma faixa, no sentido Parque Barigui-Portão. A conclusão dos trabalhos está prevista para abril de 2020.

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Na segunda, a empresa responsável pela obra começa a remoção do pavimento e das calçadas. Em seguida, o canteiro será preparado para receber o maquinário de grande porte que fará a instalação das estacas metálicas. As peças, que farão parte das paredes laterais da nova trincheira, já foram soldadas e pintadas. A etapa subsequente será a escavação do berço das novas pistas da Mário Tourinho, que passará por baixo da Nossa Senhora Aparecida e eliminará o semáforo daquela esquina.

As vigas de concreto que serão utilizadas na estruturação da trincheira estão sendo fabricadas no município de Tijucas do Sul. Na medida em que se aproxime o momento de utilizá-las, elas serão trazidas para o canteiro. Esse planejamento vai gerar menos transtorno e oferecerá mais agilidade e organização aos trabalhos de construção.

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Previsão é de que a obra seja concluída até abril de 2020, trazendo maior fluidez ao trânsito. Foto: Divulgação/SMCS/Pedro Ribas

Adequações

A obra de construção da trincheira chegou a ser interrompida para que fossem feitas adequações no projeto, que precisou ser redimensionado de acordo com as novas condições do setor de grandes obras no país (e que gerou falta de produtos essenciais à obra, como as estacas previstas inicialmente no projeto).

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No entanto, de acordo com a prefeitura, a readequação trouxe melhorias. Uma delas é a instalação de Barreiras de New Jersey na parte interna da trincheira, nas laterais das pistas da Rua General Mário Tourinho, e nas alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, ao lado da trincheira.

As Barreiras de New Jersey são feitas de concreto armado e auxiliam na contenção – em casos de acidentes de trânsito no local – de eventuais veículos desgovernados, reconduzindo-os à pista de forma a causar menos danos. As estruturas, portanto, oferecem mais segurança aos motoristas e passageiros.

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