A Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná visitou nesta quinta-feira (23) a área do bairro Fazendinha de onde foram retiradas cerca de 1,5 mil famílias numa operação de reintegração de posse. O presidente da Comissão, Cléverson Marinho Teixeira, e a secretária da Comissão, Isabel Kugler Mendes, conversaram com pessoas que estavam sendo despejadas da área, com líderes do movimento de ocupação e com os policiais que comandaram a operação.
Um processo administrativo foi aberto na Comissão de Direitos Humanos para apurar todos os fatos desde a ocupação da área até a operação de reintegração de posse. Representantes das famílias sem-teto devem ser chamados a prestar depoimentos na OAB. Entre as pessoas ouvidas informalmente nesta quinta-feira, a comissão esteve em contato com algumas que foram feridas durante a desocupação, inclusive crianças. “A OAB vai fazer todas as verificações possíveis e exigir das autoridades as providências necessárias para resolver esse grave problema social”, afirma Cléverson Marinho Teixeira.
Para Cléverson Teixeira, além de acompanhar a situação das famílias despejadas, é preciso discutir soluções para os problemas de moradia. “Temos que evitar que as situações se agravem e cheguem neste ponto”, afirma. “E a prevenção cabe às lideranças da sociedade e às autoridades públicas, que são as responsáveis por promover ações como a regularização fundiária, os assentamentos, a urbanização de áreas e a implantação de políticas habitacionais.”