Trânsito!

Novos radares em Curitiba! Mais dois locais passam a flagrar motoristas infratores

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Mais dois novos radares de trânsito em Curitiba passam a flagrar e multar motoristas que desrespeitarem as leis de trânsito, a partir de terça-feira (17). Segundo a prefeitura, os equipamentos serão instalados nos bairros Centro e Jardim Botânico. Os radares fiscalizam limite de velocidade, conversão proibida, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres e conversão com retorno proibido.

No Centro, o aparelho instalado está localizado na Avenida Sete de Setembro com o cruzamento com a Rua Mariano Torres, verificando a velocidade máxima de 50 km/h.  Esse radar irá multar limite de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e conversão proibida.

+Leia mais! Quanto cada radar multou em Curitiba? Projeto na Câmara quer explicação de valores

No Jardim Botânico, o radar está na Avenida Prefeito Omar Sabbag, no cruzamento com a Rua Brasílio Itiberê. O equipamento irá flagrar quem passa a mais de 50km/h, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e conversão e retorno proibido.

200 novos radares

A prefeitura de Curitiba vem anunciando o funcionamento de novos radares de trânsito quase que semanalmente.  Segundo a Superintendência de Trânsito (Setran), ao fim do processo de implantação de todos os radares previstos, serão 804 faixas de trânsito monitoradas em pontos estratégicos da cidade, o equivalente a cerca de 200 novos pontos com radares.

Além das novas funcionalidades dos equipamentos, as velocidades permitidas em diversas vias estão sendo revistas. De acordo com a Setran, as velocidades máximas das ruas variam de 30 km/hora a 70 km/hora, ou seja, os motoristas devem redobrar a atenção para as sinalizações e respeitar as indicações para evitar acidentes. Um dos radares polêmicos pela questão de velocidade em vias principais ou marginais está na Linha Verde. Em fevereiro, foi o campeão de multas na capital paranaense.

Industria da multa em Curitiba?

Segundo a Setran, o dinheiro arrecadado com multas de trânsito deve ser direcionado “à sinalização, à educação no trânsito, à engenharia de tráfego, ao policiamento e à fiscalização. Além disso, 5% do valor total deve ser direcionado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset)”.

Ainda conforme a pasta, o CTB prevê no artigo 320 que “toda verba originada de multas deve obrigatoriamente voltar para o trânsito. Mas em 2016 houve a emenda constitucional nº 93, na Constituição Federal, que prevê que 30% dos valores arrecadados das multas podem ser desvinculados e utilizados para outras finalidades da administração pública até 31 de dezembro de 2023”.

Como já informou a Tribuna, o sistema de fiscalização de trânsito de Curitiba gerou em 2021 três vezes mais multas por habitante do que o de Porto Alegre. De acordo com números consolidados da Prefeitura de Curitiba, a capital paranaense arrecadou no ano passado R$ 119,3 milhões com pagamento de infrações de trânsito (valor que inclui penalidades emitidas por radares e por fiscais de trânsito).

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna