Disfarçado de cliente, fazendo inúmeras perguntas, diversos pedidos e distraindo os funcionários. É com esse passo a passo que um homem tem aproveitado para furtar celulares em diferentes estabelecimentos de Curitiba. Após uma matéria da Tribuna do Paraná falando sobre o caso, publicada no dia 28 de dezembro, uma nova vítima falou sobre o crime.
As primeiras denúncias foram realizadas por um casal proprietário de um pet shop, no bairro Bigorrilho, e pelo dono de um restaurante no bairro Jardim Social. Nas duas situações, imagens de câmeras de monitoramento filmaram o momento em que o homem furta os celulares dos funcionários que estavam nos balcões dos comércios.
LEIA TAMBÉM:
>> Com papel a R$ 0,01 o quilo, catadores sofrem com reajuste de preço em Curitiba
>> “Quem tem razão”? Dispara Greca a internauta que pega engarrafamento eterno na Linha Verde
Depois de assistir aos vídeos que mostram o homem cometendo os furtos, Raiana Helena da Silva, gerente de uma hamburgueria e choperia localizada no bairro Juvevê, reconheceu o criminoso e procurou a reportagem da Tribuna para relatar que já foi vítima do mesmo crime.
Raiana relata que a situação aconteceu no dia 25 de novembro. Por volta das 21 horas, o homem entrou no estabelecimento, foi até o balcão, pegou um cardápio e começou a fazer perguntas para um dos funcionários. Como o local estava cheio de clientes, o criminoso começou a pedir provas de chopes para levar para uma suposta companheira, que estaria aguardando no carro.
“Ele começou a fazer o pedido para o rapaz e pediu que adiantasse o pedido dele na cozinha enquanto ele escolhia o chope. Eu estava atendendo a cliente ao lado dele e, quando eu fui levar o pedido dela na cozinha, ele aproveitou para roubar meu celular”, revela a gerente.
Toda a situação foi registrada por uma câmera dentro da hamburgueria.
Após furtar celular, homem que se passava por cliente aumenta pedido em restaurante
Depois de pegar o celular de Raiana, o homem ainda pediu para ela dobrar o pedido dele na cozinha. Enquanto ela foi fazer a solicitação, ele saiu do estabelecimento sem pagar.
A gerente só percebeu o furto quando precisou do celular para conversar com os chefes. “Quando o pedido dele ficou pronto na cozinha e ele não estava lá, eu procurei pelo meu celular para informar o ocorrido aos meus patrões e não encontrei o aparelho. Entrei em contato com eles pelo celular do estabelecimento e eles me enviaram esse vídeo mostrando que ele (celular) tinha sido roubado”, afirma Raiana.
A vítima ainda acredita que o criminoso queria pegar mais um aparelho que estava no balcão. “Tinha mais um (celular) no balcão, perto da calculadora que ele pegou. Acho que quando ele pegou a calculadora, ele queria levar esse celular e foi um teste para ver se alguém percebia os movimentos dele”, diz.
Polícia está investigando crimes
Assim como as outras duas vítimas, Raiana também foi até a Delegacia de Furtos e Roubos para registrar um boletim de ocorrência.
Em nota, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) confirmou que está investigando os casos e realizando diligências a fim de localizar o autor. A PCPR orienta que as vitimas compareçam à delegacia com as imagens de câmera de segurança para dar auxílio no andamento das investigações.