Quem sai de Curitiba sentido Santa Catarina por meio da BR-376 passa, necessariamente, por um trecho que normalmente indica se a viagem até o estado vizinho será congestionada ou não. Trata-se do cruzamento da rodovia com a Rua Joinville e Alameda Bom Pastor, em São José dos Pinhais. O local está em obras para a construção do chamado “viaduto do Bradesco“. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), a obra está com 15,30% de conclusão e o prazo de entrega é outubro de 2023.
Recentemente a obra teve os principais serviços de drenagem concluídos, como a implantação dos bueiros de concreto, e avanços significativos na execução da terraplanagem.
>> Veja aqui mais fotos do novo viaduto de São José dos Pinhais
A implantação de dispositivos de drenagem e obras de arte corrente para escoamento das águas da chuva, através de bueiros tubulares com diâmetros variando entre 40 cm e 180 cm, além de caixas e poços de visita, Já ultrapassou 60%.
No total, as obras estão com 15,30% de conclusão. A terraplanagem das vias marginais também registrou avanço em janeiro, assim como a concretagem das vigas do viaduto, no canteiro de obras.
Como será o novo viaduto em São José dos Pinhais?
O projeto prevê a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais sendo realizado pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias na altura das ruas Joinville e Alameda Bom Pastor, evitando os congestionamentos e longos períodos de espera na interseção atual, o que garantirá mais segurança aos usuários.
Mais um trecho “empaca viagem”
A região concentra casos recorrentes de congestionamento, principalmente na alta temporada. A obra vai garantir rapidez de acesso aos bairros para moradores locais e agilizar o deslocamento dos viajantes rumo Curitiba ou Santa Catarina.
Curto de R$ 33 milhões
O viaduto do Bradesco, como é conhecido, recebeu um investimento de R$ 33.639.768,42 por parte do Governo do Paraná e seu projeto elaborado pela prefeitura de São José dos Pinhais, que foi doado ao DER/PR para execução. O prazo para entrega é outubro de 2023.