Agora vai???

Novo Viaduto do Orleans, em Curitiba, vai “desencantar”? Desejo antigo tem nova promessa

Imagem mostra o viaduto do Orleans, em Curitiba.
Desejo antigo e novas promessar. Novo viaduto do Orleans vai desencantar? Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Desejo antigo e com nova promessa. O Viaduto do Orleans, em Curitiba, que abraça os bairros São Braz, Santa Felicidade, Cidade Industrial de Curitiba e Campo Comprido, conectando a BR-277 por Campo Largo, na Região Metropolitana, terá a companhia de um novo viaduto, que será construído pelo governo estadual.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), juntamente com a concessionária Via Araucária, essa obra ficará paralela ao viaduto existente.

A estrutura ocuparia a faixa de domínio de trecho da BR-277 atualmente administrado pela concessionária, que concordou com a ação.

“Vamos tirar do papel essa obra tão aguardada pela população dos bairros de Curitiba, em um grande esforço conjunto entre o Governo do Paraná e a Prefeitura Municipal, que realizará uma obra própria, o binário, complementar ao novo viaduto”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

A obra será licitada pelo DER/PR na modalidade contratação integrada, utilizando como base um anteprojeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). A partir disso, será elaborado um projeto executivo de engenharia e executada a obra no mesmo contrato, com elaboração do edital, valores e prazo de conclusão.

Viaduto do Orleans é pedra no sapato

Segundo a prefeitura de Curitiba, passam pelo local cerca de 3 mil veículos por hora nos picos de movimento. Comerciantes, pedestres e motoristas reclamam há anos de atrasos, manobras proibidas e confusão diária.

Um novo viaduto virou promessa de campanha. Primeira obra de grande porte anunciada por Greca no primeiro ano de mandato, em 2017, o projeto previa a construção de duas novas transposições, uma em cada ponta da estrutura, que transformaria o viaduto em uma enorme rotatória, facilitando o acesso aos bairros São Braz e Campo Comprido, além da própria BR-277. Também foi prometida a revitalização dos cruzamentos da Rua Professor João Falarz e Avenida Vereador Toaldo Túlio com a BR-277.

Em agosto de 2020, três anos após o anúncio da obra, prefeitura e governo do estado formalizaram convênio para repasse de R$ 1,2 milhão para o projeto que teria a tão esperada rotatória gigante.

No entanto, a proposta desenvolvida em convênio com o Estado teve o andamento suspenso por conta de exigências da nova concessão das rodovias que cortam o Paraná, entre elas a BR-277, que avança sob o viaduto existente, com responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As rotatórias, inclusive, deixaram de existir em uma atualização do projeto.

Rotatória gigante do Orleans chegou a ser apresentada como a solução para os problemas do trânsito da região, mas não vingou. Foto: Arquivo.
Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!
Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!
Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!
Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna