Cerca de mil motoristas dos aplicativos Uber e Cabify realizam uma grande carreata na tarde desta quarta-feira (31). A manifestação começou por volta das 13h30 na Rua Dario Lopes dos Santos, atrás da Vila Capanema, e seguiu para a Prefeitura de Curitiba e Câmara Municipal. O objetivo é solicitar regulamentação da atividade e o fim da “perseguição”.
LEIA MAIS: Taxistas cobram fiscalização de aplicativos em Curitiba
“Estão multando nossos colegas na rodoviária e na região do Centro por transporte irregular, sendo que nem tem uma regulamentação, então essa multa é ilegal. Além disso, colocam nossos passageiros em uma situação desconfortável porque eles abordam a pessoa no momento em que ela entrou no veículo e fazem ela sair e procurar outro transporte”, reclamou o motorista Victor Hugo Batista.
…E MAIS: Prefeitura de Curitiba atende taxistas e vai reforçar fiscalização de transporte irregular
Segundo ele, os passageiros se sentem constrangidos e não gostam dessa briga. “Nós não obrigamos ninguém a entrar nos nossos carros. Apenas estamos prestando um serviço diferente que agrada os usuários e se enquadra no preço que podem pagar. Os aplicativos já estão regularizados em diversas cidades do Brasil, então algo precisa ser feito em Curitiba também”, pediu.
“Queremos trabalhar!”
O colega Gidalti Barbosa Siqueira trabalha no Uber há oito meses e já está cansado dessa “novela”. “O projeto está na Câmara, então precisamos que os vereadores se mexam para regulamentar nosso trabalho e facilitar a vida de milhares de curitibanos que apoiam esse serviço”, pontuou.
“Eu estou desempregado e encontrei no Uber uma oportunidade para sustentar minha família e continuar estudando, pois estou cursando Recursos Humanos. Por isso, quero exercer meu direito de trabalhar”, completou Edilmar Souza, 28.
Resposta
De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), alguns motoristas foram recebidos na última segunda-feira (29) para conversar e, no encontro, foi informado que a situação será analisada.
Além disso, pouco antes do protesto começar, o secretário municipal de Finanças de Curitiba, Vitor Puppi, afirmou na Câmara de Vereadores que a regulamentação de serviços de transporte por aplicativos já é pauta “avançada”. “O Uber é um assunto em pauta. A prefeitura tem assuntos internos bem avançados”, afirmou o secretário, em pronunciamento na manhã desta quarta.
Outros atos
De acordo com o motorista Victor, esse já é o quarto protesto da categoria em Curitiba. O primeiro ocorreu há dois meses em uma carreata no Parque Barigui, o segundo foi realizado sexta-feira (26) na Rodoviária de Curitiba, e o terceiro ocorreu no sábado (27), quando os motoristas bloquearam o trânsito na Avenida Vicente Machado, exatamente no ponto onde o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), mora.
Um pouco antes, na terça-feira (23), os taxistas já tinham feito uma mobilização para cobrar fiscalização mais rígida da prefeitura em cima do transporte individual de passageiros. O ato ocorreu em frente ao Paço Municipal, após carreata pelo Centro.