A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa a possibilidade de criar um novo polo gastronômico na cidade. A Rua São Francisco, no Centro Histórico da capital, pode ganhar uma revitalização com novas atividades gastronômicas e culturais.
O projeto é de autoria da vereadora Maria Letícia (PV) e apresentado ao Legislativo em abril. A ideia da implantação do polo é entre as ruas Presidente Faria e Barão do Serro Azul.
De acordo com a proposição, o Polo da Rua São Francisco contará com ações de conscientização e acolhimento da diversidade sexual, de raça, de gênero, além de atuar no combate à importunação sexual de mulheres. A ação se daria por meio da instalação de placas informativas no local.
Já com a liberação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta segue para a análise a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Curitiba.
Décimo em Curitiba
Na última semana, os vereadores de Curitiba aprovaram o projeto de lei para a criação do Polo Gastronômico do Jardim das Américas, o nono da cidade. Aguarda a sanção ou veto do Executivo de Curitiba. Caso venha a ser implementado o do São Francisco, seria então o décimo.
Atualmente, a cidade de Curitiba conta com polos gastronômicos legalmente reconhecidos: da Região Norte, da Itupava, do Alto Juvevê, da Avenida Salgado Filho, de Santa Felicidade, do Água Verde, da Alameda Prudente de Moraes e do Petit Batel.