O bairro Boa Vista, em Curitiba, irá receber a partir das 9h da próxima terça-feira (25) o binário das ruas Lodovico Geronazzo e Brigadeiro Arthur Carlos Peralta. As mudanças tem como objetivo de melhorar a fluidez e facilitar a ligação viária entre as regiões.
Com a implantação do novo binário, três linhas de ônibus terão mudança de trajeto. As linhas 225 – Boa Vista/Barreirinha, 226 – Abaeté e 229 Mad. Penha/F. Noronha terão alteração de itinerário pelas ruas Ary Barroso e Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, sentido Terminal Boa Vista.
Veja AQUI quais são as alterações.
5 flagras de câmeras: motociclista sai ‘voando’ após batida de carro
Para a execução do binário, a partir de terça-feira, cinco ruas passam a ter sentido único de circulação:
- A Lodovico Geronazzo passa a ter sentido único de circulação da Canadá para a Ary Barroso.
- A Ary Barroso passa a ter sentido único de circulação da Lodovico Geronazzo para a João Havro.
- A Brigadeiro Arthur Carlos Peralta passa a ter sentido único de circulação da Ary Barroso para a Avenida Paraná.
- A Ernesto Piazzetta passa a ter sentido único de circulação da Avenida Paraná para a Eduardo Geronasso, neste trecho.
- A via lenta da Avenida Paraná passa a ter sentido único de circulação da Brigadeiro Arthur Carlos Peralta para a Lodovico Geronazzo.
Além das mudanças de sentido, a Rua Ary Barroso passa a ter preferência de tráfego em relação à Rua Brigadeiro Arthur Carlos Peralta.
Agentes de trânsito estarão orientando os motoristas na região. Em caso de chuva intensa ou forte garoa, a implantação poderá ser adiada.
+ Veja também: Doença rara causada por fungo é tratada em Curitiba e vira estudo internacional
Para a implantação do novo binário, quatro semáforos existentes foram readequados na região. Além disso, foram implantados novos semáforos em três cruzamentos das ruas Brigadeiro Arthur Carlos Peralta e Ernesto Piazzetta (Rua Jovino do Rosário, Avenida Paraná e Rua Canadá).
Melhorias
Além das modificações de trânsito, a região recebeu também obras de recuperação do pavimento pelo sistema de fresa e recape
Outra modificação foi a a implantação de uma ciclofaixa na Rua Lodovico Geronazzo, entre a Avenida Paraná e a Rua Nossa Senhora de Nazaré, numa extensão de 600 metros.
A nova rota integra projetos que estão sendo realizados para ampliar ciclomobilidade, com integração à malha já existente. Desde 2017, a capital paranaense recebeu mais 75,2 km de rede cicloviária, totalizando atualmente 283,7 km, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.