Transporte

Novo aplicativo acirra disputa com Uber, Cabify e táxis em Curitiba

Cooperativa de motoristas lança novo aplicativo de transporte individual em Curitiba. Foto: Felipe Rosa
Cooperativa de motoristas lança novo aplicativo de transporte individual em Curitiba. Foto: Felipe Rosa

Usuários de serviços de transporte individual passam a contar com mais uma opção em Curitiba. Concorrendo com Uber, Cabify e táxis, o EcoDrivers BR entrou em operação na manhã desta terça-feira (15), com cerca de 250 motoristas cadastrados. Segundo a empresa, a partir de hoje é possível solicitar um carro de todos os bairros da cidade, conforme a disponibilidade dos veículos. O aplicativo já está disponível para download na Google Play, para quem possui celular com sistema operacional Android e em breve poderá ser acessado por aparelhos com sistema iOs.

De acordo com a desenvolvedora do app, a CooperECOdrivers, que é 100% curitibana e atua no sistema de cooperativa mista com seus motoristas e funcionários, seu principal diferencial frente às rivais empresas estrangeiras é a preocupação com a sustentabilidade, ambiental e financeira. A empresa também destaca que trabalha seguindo as determinações do Decreto Municipal nº 1.302/2017, assinado pelo prefeito Rafael Greca em julho deste ano, que regulamenta o serviço oferecido pelos aplicativos na capital paranaense.

“Somos a primeira cooperativa do segmento de transporte individual de passageiros no Brasil a estar trabalhando regularmente. Trabalhamos com motoristas profissionais e com base no tripé da sustentabilidade: que é ter um bom negócio, com uma interação com a sociedade e preocupação com o meio ambiente. E ainda pagamos os impostos para cidade”, diz um dos coordenadores da CooperECOdrivers, Cláudio Padilha.

Diferenciais

De acordo com ele, o aplicativo oferecerá aos seus clientes e à cidade benefícios, como a neutralização integral dos gases poluentes dos veículos da frota, contador individual de neutralização em cada viagem realizada, segurança com a identificação dos carros, qualificação frequente dos motoristas e um serviço especial, que contará com motoristas mulheres atendendo exclusivamente ao público feminino.

“Além disto, nossos preços serão competitivos e diferenciados, sem trabalhar com tarifa dinâmica. O que teremos são duas diferenciações, com a tarifa normal e outra para os horários de pico, entre eles, das 17h às 20h. Nossa frota é dividida hoje em EcoStart, EcoSedan e EcoExecutiv. Logo teremos também o EcoMulher”, afirma o coordenador, que também revela os planos inovadores da cooperativa, de em breve, ter uma frota formada por veículos híbridos ou elétricos.

ECODrivers aposta em preço competitivo para usuários e benefícios para os cooperados. Foto: Felipe Rosa
ECODrivers aposta em preço competitivo para usuários e benefícios para os cooperados. Foto: Felipe Rosa

Vantagens pra quem dirige

Para se tornar cooperado, o investimento necessário aos novos sócios é de 24 parcelas de R$ 100, mais uma contribuição mensal de R$ 80. No entanto, a contrapartida, segundo a CooperECOdrivers, é que na cooperativa os lucros são maiores que nas demais plataformas e ainda há uma estrutura de apoio aos motoristas.

“Cobramos uma taxa de administração de 15% em cada corrida, abaixo dos 25% dos concorrentes. E ainda oferecemos vários serviços aos motoristas, como capacitação, desconto para troca de óleo e manutenção do veículo em empresas parceiras e compra coletiva de produtos, como pneus”, aponta outro coordenador da CooperECOdrivers, Marlon Sandro Chimiguelski.

Comparativo de valores pagos pelo motorista

Faturamento Valor pago ao líder de mercado Valor pago ao ECODrivers BR Economia (em R$)
R$ 1 mil R$ 250 R$ 150 R$ 100
R$ 2 mil R$ 500 R$ 300 R$ 200
R$ 3 mil R$ 750 R$ 450 R$ 300
R$ 4 mil R$ 1 mil R$ 600 R$ 400
R$ 5 mil R$ 1.250 R$ 750 R$ 500

De acordo com Jayme Trancoso, também coordenador da cooperativa, ainda há divisões das receitas e possibilidade de uso das sedes da cooperativa. “Também temos a divisão das sobras anuais da cooperativa, orientação jurídica, clube de campo e em breve pontos de apoio na cidade, para o motorista não ter que ficar na rua por longos períodos, enquanto espera os passageiros”.

Outra exigência aos novos motoristas, que não precisam ter exclusividade com o app e com a cooperativa, é ter um carro fabricado a partir de 2008, com ar condicionado. Após o cadastramento, pagamento das taxas e entrega dos documentos dos condutores, entre eles, a carteira de habilitação com anotação profissional e as certidões negativas de antecedentes criminais, o veículo é vistoriado pela cooperativa.

Com expansão e novas adesões diárias, a estimativa da empresa é ampliar o número de carros e motoristas cadastrados até o limite de 3 mil inscritos, para não “inchar o mercado”. De acordo com a CooperECOdrivers, somente um das das plataformas de transporte de passageiros conta atualmente com mais de 12 mil motoristas em Curitiba.

Serviço:
Site: cooperecodrivers.com.br
Endereço: Rua Eugênio Parolin, 346 – Parolin
Fone: (41) 3779-9879

Felipe enxergou oportunidade de crescer com a cooperativa. Foto: Felipe Rosa
Felipe enxergou oportunidade de crescer com a cooperativa. Foto: Felipe Rosa

Ganha-ganha

Motorista há dois anos, desde que deixou seu emprego como garçom, o cooperado e cadastrado no EcoDriversBR Felipe Silveira, 33 anos, conta que viu no novo aplicativo a chance de crescer junto com a empresa. “Vi uma oportunidade de ter meu próprio negócio com meu carro. Comecei com outro aplicativo, mas não estava satisfeito com algumas situações, como a falta de segurança e estrutura para trabalhar. Com a cooperativa, é mais seguro para nós e para os passageiros. Até temos uma frase nossa, que diz que ‘se não for bom para todos, não é bom para ninguém'”, revela.

 

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