Curitiba comprovou por que tem o apelido de Chuvitiba. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), outubro registrou o maior índice pluviométrico dos últimos 26 anos na cidade, com um acumulado de 393,8 milímetros de chuva. O volume elevado de precipitações continuará pelos próximos meses, devido à ativação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico.

continua após a publicidade

Dirigir sob chuva e em áreas alagadas exige prática constante e conhecimento das normas de trânsito brasileiras, das condições do veículo, das vias e do entorno, bem como das técnicas de direção defensiva que podem ajudar a evitar situações perigosas para os ocupantes do veículo. 

+ Leia mais: Concurso em Curitiba tem salários de até R$ 24 mil por mês

Atravessar trechos alagados demanda atenção e cuidado redobrados para evitar acidentes e danos – até mesmo irreversíveis – ao veículo. Para auxiliar os motoristas a enfrentar chuvas e alagamentos, cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos, o instrutor de direção e especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures, listou algumas dicas para uma direção defensiva e cautelosa em situação de chuva. 

  • Planeje a sua rota: analise cuidadosamente o trecho a ser percorrido antes de iniciar a viagem. Evite que a água ultrapasse o centro da roda. Caso isso ocorra, sugere-se buscar uma rota alternativa ou estacionar o carro em local seguro e aguardar., pois  o risco de aquaplanagem é considerável. Esteja atento ao percurso, aos veículos ao redor e a possíveis obstáculos ou buracos. 
  • Em caso de aquaplanagem, retire o pé do acelerador sem pisar no freio e sem movimentar o volante até que os pneus voltem a ter contato com o solo.
  • Mantenha uma distância maior do carro à frente ao passar por trechos alagados para evitar acidentes e permitir mais tempo e espaço para manobras em situações de emergência. 
  • Ao dirigir em áreas com acúmulo de água, mantenha a marcha reduzida com  aceleração constante e velocidade moderada. 
continua após a publicidade

+ Leia também: Projeto de novo parque em Curitiba será votado por vereadores nesta segunda

  • Evite acionar a embreagem ou mudar as marchas durante o percurso. 
  • Mantenha os faróis baixos ligados  ao dirigir na chuva, facilitando a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres.
  • Nunca ligue o pisca-alerta, pois essa ação pode confundir outros motoristas, que podem acreditar que o carro está parado, aumentando as chances de colisões.
  • Após enfrentar uma tempestade ou alagamento, é importante agendar uma revisão do veículo, para garantir que os componentes eletrônicos não tenham sido danificados ou oxidados.
Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.