Durante este mês de janeiro, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com 54 turmas, estarão abertos para apoiar famílias que não têm outra alternativa de cuidado com os filhos nesse período. O atendimento especial durante as férias começa nesta terça-feira (06) e é oferecido pela Secretaria Municipal da Educação em locais com alto índice de vulnerabilidade social.
Serão atendidas 1.249 crianças com idade entre zero e 5 anos. Todas elas frequentam os CMEIs no período regular do ano letivo e foram cadastradas em novembro, quando o Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação fez um levantamento das famílias que precisariam do serviço nas férias.
“Além da seleção das unidades, foram definidas e planejadas também as atividades para o período”, diz a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Gloria Galeb.
As atividades programadas para janeiro são diferentes das oferecidas ao longo do ano letivo. Serão voltadas principalmente para estimular o desenvolvimento da autonomia das crianças. O clima quente de verão também permitirá mais atividades ao ar livre, como desenho com tinta, toboágua, piscinas plásticas e outras brincadeiras com água, além das bexigas, bolas, bambolês e circuitos de atividades.
Maria da Gloria diz que o atendimento nas férias é um serviço que a Prefeitura oferece para famílias sem outra alternativa, mas destaca que sempre que possível é importante reservar esse período para a convivência familiar. “O recesso de férias é importante para as crianças desde pequena, razão pela qual as famílias devem se organizar para ter um período do ano com elas”, diz.