O Solar da Cultura e a Casa Hoffmann, dois pontos importantes e com edificações seculares no Centro Histórico de Curitiba, receberam na semana uma nova iluminação cênica. Os sistemas de iluminação artística implantados agora são em LED, que iluminam melhor e com menor custo. Outros monumentos históricos da região central de Curitiba irão ter melhorias nas próximas semanas. Veja fotos abaixo.

continua após a publicidade

No Solar da Cultura, com sua arquitetura eclética, típica do fim do século 19, foram instalados 15 projetores de piso, 18 barras de LED e 18 projetores direcionáveis, todos com diferentes potências e fachos de abertura de luz.

Solar da Cultura, no Largo da Ordem, em Curitiba. Foto: Hully Paiva/SECOM

Já na Casa Hoffmann, foram instalados sete projetores de piso, outros oito projetores direcionáveis e nove barras de LED, com variações de potências e fachos de abertura de luz estrategicamente posicionados para ressaltar os elementos do imóvel. Construída pela família Hoffmann em 1890, a casa simboliza a prosperidade de uma clã de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX.

Casa Hoffmann, no Largo da Ordem. Foto: Hully Paiva/SECOM

Os novos sistemas de iluminação cênica nos dois espaços foram implantados pela Engie Soluções, empresa que detém a concessão da iluminação pública da cidade. O acompanhamento e a fiscalização do serviço foram feitos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Centro mais seguro

continua após a publicidade

A melhor iluminação faz parte do projeto de reforma no Centro, ponto crítico da cidade quanto à falta de segurança, tanto para moradores da cidade ou comerciantes da região.

“Somente a curto prazo, dentro do plano de redesenvolvimento do Centro, faremos a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas, em 52 ruas da região, conforme determinação do prefeito Eduardo Pimentel”, disse Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.

continua após a publicidade