Na manhã desta terça-feira (13), no Quartel do Comando-Geral, policiais militares que atuam na Capital iniciaram um treinamento para operar o bastão retrátil, um novo equipamento recentemente incorporado ao arsenal da Corporação.
A iniciativa busca fornecer a instrumentação necessária para que a Polícia Militar do Paraná exerça plenamente sua competência respeitando os Direitos Fundamentais e Humanos e alinhando-se aos padrões nacionais e internacionais.
O treinamento é essencial para assegurar que os policiais militares possam empregar o dispositivo de forma proporcional e adequada durante suas atividades de patrulhamento e operações. O equipamento, projetado para ser uma ferramenta de defesa não letal, permite aos policiais aumentar ou reduzir a intensidade da força empregada, de acordo com a necessidade da situação.
O capitão Francis Pirog, responsável pela instrução, destacou que, conforme a Diretriz do Comando-Geral sobre o uso seletivo da força, “todo policial militar deve portar no mínimo dois equipamentos não letais; atualmente, contamos com o espargidor OC, e agora, teremos também o bastão retrátil”, afirmou.
Inicialmente, os novos equipamentos serão distribuídos aos policiais que atuam na atividade operacional, com a previsão de extensão para todos os integrantes da corporação em fases subsequentes.