Durante o período de férias, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, não é só a quantidade de pessoas que aumenta no litoral do Paraná. Praias lotadas também significam uma produção muito maior de lixo do que as cidades litorâneas estão acostumadas.
É o caso de Pontal do Paraná. Mesmo com mais caminhões de coleta de lixo operando na cidade durante a alta temporada, ainda é fácil encontrar diversas lixeiras entupidas de materiais, principalmente durante os finais de semana.
LEIA TAMBÉM:
>> Prefeitura de Curitiba nega compra de passagens e exige retratação de Bal. Camboriú
>> Calor dispara alerta amarelo para risco de temporal em Curitiba
De acordo com a prefeitura de Pontal do Paraná, entre os dias 25 de dezembro de 2023 e 4 de janeiro de 2024, foram recolhidas 1.367,92 toneladas de lixo. O valor representa alta de 13,73% em comparação com o mesmo período da temporada 2022/2023, quando foram retiradas 1.202,67 toneladas.
A prefeitura explica que 12 caminhões de coleta de lixo estão operando durante a alta temporada e vão seguir até o dia 13 de fevereiro, quando o movimento no litoral deve diminuir. Além dos veículos em funcionamento, há mais dois caminhões de reserva.
Fora da temporada, seis caminhões operam em dias intercalados de segunda a sábado. Aos domingos, dois rodam nas áreas comerciais.
Cronograma de coleta de lixo de Pontal do Paraná
A prefeitura divulgou o cronograma de coleta seletiva, que atende todos os balnerários da cidade. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Já aos sábados, a coleta ocorre das 8 horas às 12 horas.
Confira o cronograma:
- Segunda-feira: Setor 1 – Região de Praia de Leste
- Terça-feira: Setor 4 – Região de Shangri-lá
- Quarta-feira: Setor 2 – Região de Santa Terezinha
- Quinta-feira: Setor 5 – Região de Pontal do Sul
- Sexta-feira: Setor 3 – Região de Ipanema e Praia de Leste
- Sábado: Setor 6 – Região de comércio, Rodovia PR – 412 e Beira Mar (Av. Dep. Anibal Khury)
Prefeitura de Pontal do Paraná alerta para descarte correto do lixo
A prefeitura de Pontal do Paraná reforça que mesmo que o serviço público trabalhe para garantir a limpeza regular do município, é necessária a colaboração dos veranistas, para que criem o hábito de recolher o lixo e fazer o descarte correto dos materiais.
A administração municipal também chama atenção para a região da praia, que é uma área de preservação ambiental. Dessa forma, os resíduos jogados de maneira incorreta podem ir para o mar e afetar as vidas marinhas da região.