Com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos que trafegam na Rua Miguel Pedro Abib, situada na Vila Agrícola, bairro Cajuru, moradores resolveram construir duas lombadas na via, por conta própria.
O problema começou há cerca de um ano quando a rua foi finalmente asfaltada. “Na verdade trocou um problema pelo outro. Aqui a criançada brinca na rua porque não tem área de lazer. Depois da pavimentação, os motoristas começaram a passar em alta velocidade e muita criança foi atropelada”, comenta o morador Edival da Silva.
O neto de 14 anos do morador João Gerônimo é uma das crianças que sofreram acidente ali. “Ele foi atropelado no mês passado enquanto andava de bicicleta. Foi parar no hospital, mas felizmente só machucou o braço”, recorda.
O comerciante Parailio da Silva, que participou da construção das lombadas, conta que o mutirão aconteceu no último final de semana e envolveu cerca de dez moradores. A obra ganhou até pintura amarela de sinalização e placa indicando lombada a 50 metros. “Usamos pedra, areia e cimento. Agora o pessoal fica reclamando que ficou um pouco alta, mas é porque ninguém aqui entende do assunto. Pelo menos resolvemos o problema, já que a prefeitura não faz nada”, conta o comerciante, que afirma ter ligado diversas vezes para o telefone 156 da prefeitura.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que vai fazer uma vistoria na Rua Miguel Pedro Abib. A Setran lembra que não é permitido fazer lombadas ou sinalizações na rua sem autorização de um órgão de trânsito. Quem desrespeitar a norma pode sofrer penalidades.