A onda de frio que atingiu a região sul do Brasil promete perdurar ao longo desta semana. Como a neve caiu em Santa Catarina, na região serrana do estado vizinho, os curitibanos ficam na expectativa se a capital verá novamente o fenômeno, que caiu pela última vez na cidade em 2013.

continua após a publicidade
Mapa do Simepar mostra áreas em que a geada deve se formar nesta quarta, e sua intensidade. Imagem: Reprodução/Simepar

A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que as temperaturas sigam baixas até ao menos o fim da semana. Para a quarta-feira (11), o instituto emitiu alerta de geada para grande parte do estado, com maior intensidade para a região sul. O fenômeno pode atingir com força também os arredores de Curitiba, principalmente a região da Lapa. Na quinta-feira (12), a geada se forma com maior intensidade na capital em relação ao dia anterior.

E a neve?

Entre a noite de segunda-feira (9), e a manhã desta terça-feira (10), municípios do Planalto Sul Catarinense registraram até três centímetros de neve acumulada. Em Urubici e Urupema, os termômetros chegaram a marcas negativas. A passagem de uma frente fria pela região criou as condições perfeitas para a neve.

Porém, segundo projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há chance de cair neve em Curitiba nos próximos dias. Isto porque, para haver neve, é preciso alta umidade, além das temperaturas próximas a zero tanto na atmosfera quanto próximo ao solo.

Mapas mostram que as temperaturas podem chegar próximas a 0ºC nesta quarta (mapa à direita), mas a neve não se forma pela ausência de chuva (mapa à esquerda). Imagem: Reprodução/Inmet
continua após a publicidade

Em Curitiba, a umidade não será suficiente para criar os flocos de neve dentro das nuvens, que caem e formam o fenômeno, apesar da previsão de que as temperaturas nos próximos dias possam alcançar marcas próximas das registradas na serra catarinense.

continua após a publicidade

Homem perde todos os dentes em grave acidente de moto em Curitiba