Os últimos dias do mês de maio trouxeram para Curitiba as temperaturas mais baixas do ano, até o momento. A massa de ar polar que atinge o Paraná levou os termômetros da capital paranaense aos 5,6°C, nesta quarta-feira (29). Para o restante do outono e para o inverno, a neve não está descartada, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). No entanto, o fenômeno demanda condições específicas.

continua após a publicidade

“A neve é uma situação muito particular. Além do frio extremo, a gente precisa de nebulosidade, o que indica a presença de umidade. Ou seja, os termômetros precisam estar abaixo dos 3°C e a atmosfera precisa estar úmida, até com algum tipo de garoa. Essa situação não é muito comum, mesmo no sul do Brasil”, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

A última vez em que Curitiba registrou neve foi há onze anos, em 23 de julho de 2013. Entre 8h e 8h30, os termômetros marcaram 2°C. Antes disso, a última ocorrência do fenômeno havia sido em 1975, quando flocos de neve e chuva congelada foram registrados em diversos bairros.

Leia também:

continua após a publicidade

“Não está descartada, até porque já tivemos eventos anteriores. Ela pode acontecer, mesmo que não seja aquela que o pessoal espera, em grande volume. Mas a neve é uma situação que não tem como ser prevista com antecedência. Ela aparece na previsão a partir de cinco dias antes de acontecer”, complementa Braun.

A expectativa é que o começo do inverno não seja de tanto frio. A previsão aponta para temperaturas acima dos valores históricos e tempo bastante seco. No entanto, o La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas no Oceano Pacífico, deve trazer ondas de frio para o sul do país entre o final do inverno e o início da primavera. Ou seja, entre agosto e outubro.

Vai encarar??

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!

Só R$ 0,75?

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!

Transporte

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



continua após a publicidade