Centro e bairros

Natal de Curitiba tem segurança reforçada com operação da GM em locais de atrações e compras

Operação Natal da Guarda Municipal em Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Até o dia 6 de janeiro, o efetivo da Guarda Municipal vai reforçar a atuação nas áreas espalhadas pela cidade que abrigam a programação Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e, portanto, atraem um grande volume de pessoas.

Os principais eixos comerciais, no Centro e nos bairros, também receberão atenção especial durante o período da Operação Natal da GM. No trânsito, a organização e o apoio a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres serão de responsabilidade dos agentes da Superintendência de Trânsito (Setran). 

LEIA TAMBÉM:

>> Clarão alaranjado causa euforia em Curitiba e região. Saiba o que aconteceu!

>> Ferryboat de Guaratuba fica novamente à deriva! Pânico a bordo durou ao menos 1 hora

>> Curitiba tem novo radar “inteligente” em funcionamento! Saiba onde fica

“São profissionais que não pararam um minuto durante toda a pandemia de covid-19, que continuam trabalhando muito e que merecem nosso agradecimento aqui, em nome do prefeito Rafael Greca. O trabalho na Operação Natal será importante para fortalecer essa retomada de serviços e do comércio”, disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel, durante o lançamento da ação, na tarde desta quinta-feira (9/12).

Ao ir para o trabalho, voltar para casa, ir aos parques e conferir as atrações do Natal, os cidadãos e cidadãs verão a presença da Prefeitura em uma grande ação integrada de todas as secretarias, destaca o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

“É a temporada em que as famílias vão atrás de presentes e de preparação geral para aproveitar um fim de ano de forma fraterna, além de conferir a programação natalina gratuita oferecida pela Prefeitura, com o apoio de instituições parceiras”, afirma o secretário.

Novos guardas

O esquema de segurança contará com o incremento de 89 guardas municipais que durante o ano concluíram o curso de formação e já estão incluídos nas escalas de trabalho na região central. “O objetivo é que as pessoas sintam-se seguras para as atividades de lazer e de compras”, reforça o comandante da GM, Carlos Celso dos Santos Junior. 

Guardas estarão mais presentes dentro e no entorno de locais como Jardim Botânico, Passeio Público, parques Tanguá, Náutico, Barigui, Lago Azul e Osório, Bosque Alemão, Memorial Paranista, Mercado Municipal, Praça Santos Andrade, Largo da Ordem, Rua das Flores, Asilo São Vicente de Paulo, Palácio Avenida, Paço da Liberdade e Ruas da Cidadanias.

Além de monitoramento dos principais pontos, agentes da Setran estarão no Parque Barigui, Passeio Público, Caravana do Batel, Nataleluia (Primeira Igreja Batista de Curitiba) e Palácio Iguaçu. A equipe de trânsito também está a postos para reposição de placas e reparos nos semáforos com agilidade.

Eixos comerciais

Nos bairros, os principais eixos comerciais terão patrulhamento preventivo intensificado pelos núcleos da GM. É o caso das avenidas República Argentina e Winston Churchill, entre os bairros Portão e Novo Mundo; proximidades de comércios, agências bancárias e terminais de ônibus do Cajuru (Centenário, Capão da Imbuia e Oficinas); e as ruas Izaac Ferreira da Cruz, São José dos Pinhais e Eduardo Pinto da Rocha, no Bairro Novo. 

A Operação Natal de Curitiba tem a participação de outros setores da Prefeitura, trabalho sinérgico que reforça a efetividade da segurança pública na capital. “Todos os esforços da Prefeitura culminam com a produção de um status de segurança melhor para o cidadão. Desde o ar mais puro que respira até a condição da via na frente da sua residência, da iluminação pública até a tranquilidade ao frequentar os espaços públicos”, destaca o secretário Péricles.

Produtos perigosos

De forma a garantir um fim de ano tranquilo para as famílias, será também intensificada a fiscalização de produtos perigosos, envolvendo equipes das secretarias do Meio Ambiente, Urbanismo e da Defesa Civil. Desenvolvidas nas últimas semanas, as ações já tiveram foco em estabelecimentos que vendem fogos de artifício e no transporte de produtos perigosos. 

Além disso, há um esforço concentrado da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) nas vistorias em estruturas que podem apresentar problemas e correr risco de desabamento, com prioridade para a fiscalização preventiva em habitações coletivas.

Também estão sendo vistoriadas unidades de interesse de preservação na cidade, o que inclui bens e entornos de bens tombados.

Atendimento à população mais vulnerável

Este período também recebe atenção especial à população em situação de vulnerabilidade social: projetos coordenados pelo Departamento de Política Sobre Drogas são impulsionados com programação natalina no projeto Intervidas, além de ações culturais, de elevação da autoestima e de busca por uma colocação no mercado de trabalho entre os integrantes do projeto Nova Morada, Vida Nova (hotéis sociais).

Somada a essas iniciativas, Curitiba ganhou uma equipe social de Natal para oferecer acolhimento e outros serviços da assistência social a pessoas em situação de rua e identificar situações de trabalho infantil durante os eventos oficiais natalinos promovidos pela Prefeitura. O trabalho conta com o apoio da Guarda Municipal. 

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna