O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal de três pessoas envolvidas no acidente que matou 8 pessoas e deixou 40 feridos na BR-277, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O acidente ocorreu em 2 de agosto de 2020, por volta das 22h, por causa da neblina e uma forte fumaça que havia na região conhecida como área dos motéis. Foram envolvidos 22 veículos. As investigações do acidente duraram quase um ano na 1.ª Delegacia Regional da cidade.

continua após a publicidade

A ação penal foi apresentada na 2.ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, no dia 26 de março.

+ Leia mais: Câmeras de GMs poderiam ter sido ligadas remotamente, diz comandante

A denúncia da promotoria sustenta crimes de lesão corporal e homicídio culposos. Os denunciados são dois funcionários da concessionária Ecovia, que administrava a BR-277 na época do acidente. O outro é o motorista do caminhão envolvido.

continua após a publicidade

No mês de julho de 2021, a Delegacia de São José dos Pinhais chegou a indiciar outras duas pessoas, totalizando 5 envolvidos. Porém, a promotoria descartou elementos para manter a denúncia contra elas.

Os apontamentos da época indicavam que o caminhão responsável pelo engavetamento estava acima da velocidade permitida e que a concessionária Ecovia, que administra a rodovia, poderia ter previsto o acidente e evitado a tragédia com sinalização e alertas.

O acidente

continua após a publicidade

A densa fumaça de uma queimada na altura do km 77 da rodovia, perto do cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, na região dos motéis, na divisa com Curitiba, foi o início do acidente. Entre os veículos envolvido estavam ao menos 16 carros, entre eles uma viatura da Polícia Militar (PM), cinco motos e um caminhão, além de pessoas atropeladas.

O acidente começou com a fumaça de uma queimada à beira da estrada. Com a visão prejudicada, condutores de três veículos se chocaram e formaram o primeiro engavetamento, sem gravidade. Em seguida, um caminhão não conseguiu frear e atropelou os ocupantes dos carros engavetados. Os carros e motos que vinham atrás do caminhão também não conseguiram frear e se formou um engavetamento gigante.

Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.