Mesmo com céu encoberto, muita gente optou em aproveitar o feriado até os últimos minutos no litoral do estado. Vídeos divulgados na página “Nosso Litoral”, do Facebook, mostram que ainda na manhã deste domingo (09) as praias de Matinhos estavam lotadas de banhistas que aproveitaram a breve abertura de sol e o calor do meio dia para se refrescarem nos balneários. Mais tempo de descanso, mais tempo em trânsito. Na volta das praias o movimento é grande pelas estradas no entorno de Curitiba.
Pelas estradas o retorno à Curitiba ainda foi tranquilo na parte da manhã. Porém, por volta da 15h, o tráfego de veículos ficou mais intenso pelas rodovias principalmente pela BR-277, que liga Curitiba ao litoral do Paraná. Segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho, cerca de 2,5 mil veículos passavam pelas praças de pedágio, sentido capital, às 16h: movimento 5 vezes acima da média na estrada.
Movimento parecido foi registrado na BR-277 que liga a capital ao interior do estado. No site da concessionária CRR-Rodonorte, os pontos mais críticos no retorno à capital se concentraram na altura dos municípios de Campo Largo e São Luiz do Purunã, no fim da tarde.
Já na BR-376, que liga Paraná e Santa Catarina, o excesso de veículos já provocava lentidão desde o início da tarde no retorno a Curitiba. De acordo com a Autopista Litoral Sul responsável pela concessão da rodovia o movimento na estrada foi 82% maior do que a média nesse feriado.
Ainda sem divulgação oficial, a Prefeitura de Curitiba estima que quase 40 mil pessoas tenham deixado a cidade desde quinta-feira (06): movimento considerado 120% maior pelas estradas em comparação com os dias comuns.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!