O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) afirmou, na manhã desta terça-feira (19), que está mantido o protesto marcado para esta quarta-feira (20). O grande ato, como é chamado pela categoria, ocorrerá às 15h de amanhã, na Praça Rui Barbosa. A categoria descarta uma greve geral no momento.
O grande ato acontece por conta dos casos de violência registrados no transporte coletivo. Em julho um motorista foi assassinato em um arrastão e no dia 1º deste mês, um cobrador foi assassinado com dois tiros. A violência aumentou com o registro de arrastões e assaltos.
Segundo o Sindimoc os trabalhadores terão em pauta nesta quarta-feira três pontos. São eles: a instalação de câmeras com monitoramento 24 horas nos coletivos, a criação de uma delegacia especializada em crimes no transporte coletivo e a presença maior de viaturas da Guarda Municipal em patrulhamento do transporte coletivo.
Câmeras
As câmeras de monitoramento, um dos pedidos do sindicato, já estão sendo testadas em algumas linhas do transporte coletivo.
A Comec explicou que são seis empresas de tecnologia, que estão testando seus sistemas nos ônibus de diferentes permissionárias, para que depois o resultado seja analisado pelo Comitê Permanente de Segurança no Transporte Coletivo Metropolitano