Quem anda pelo Centro de Curitiba certamente percebeu uma novidade na esquina das avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano. A “motocaixa” foi implementada no último sábado (27), dia do Motociclista, e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito promoveu nos últimos dias uma orientação aos motociclistas para que usem o novo espaço. O espaço, sinalizado com placas e com pintura no pavimento, permite que as motos aguardem a abertura do sinal verde do semáforo a frente dos demais veículos.

continua após a publicidade

Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran), José Olavo Rodrigues e Jaime Rodrigo Paula de Oliveira foram responsáveis pelas orientações no local. “Num primeiro momento, percebemos muitos motociclistas receosos de utilizar o espaço ou que não identificavam a motocaixa por estarem passando pela primeira vez pelo local”, conta Oliveira.

+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Foto: Luiz Costa / SMCS.

De acordo com ele, também foram comuns motoristas desatentos avançando para a área específica das motos. “Os motoristas também foram devidamente orientados e percebemos a evolução gradual tanto da parte dos motociclistas como dos demais condutores”, conta. Nos próximos dias, equipes da EPTran vão observar o comportamento dos condutores, em horários diversos, para avaliar a necessidade de fazer mais ações de orientação no cruzamento.

Mais espaço

continua após a publicidade

A iniciativa já havia sido testada em Curitiba em outros formatos e deu certo em São Paulo. Outros cruzamentos em Curitiba devem receber a motocaixa até o final do ano. Os locais escolhidos levarão em conta análise que cruzará informações sobre demanda e número de acidentes com motos. No ano passado, a primeira delas foi colocada na Avenida Victor Ferreira do Amaral, em frente ao Detran Paraná.

O objetivo é melhorar a segurança aos motociclistas, que foram as vítimas fatais mais frequentes no trânsito em Curitiba, no ano passado, de acordo com análise do Programa Vida no Trânsito. Ao longo do ano de 2018, 61 ocupantes de motocicletas perderam a vida em acidentes.

continua após a publicidade

https://www.tribunapr.com.br/noticias/brasil/preco-da-mega-sena-e-todas-as-loterias-vai-aumentar-confira-os-novos-valores/