O vendedor autônomo de roupas João Marcos Pereira, 38 anos, foi morto com um tiro na cabeça, por volta das 11h de ontem, durante tentativa de assalto, em frente à Escola Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro, na Rua Pastor Adolfo Weidmann, Jardim Guarituba, em Piraquara.
Ele estava acompanhado da esposa, no Palio placa ASQ-7638, quando foram abordados. Ela não foi atingida, e o marginal, após o disparo, atacou dois funcionários da prefeitura que estavam em uma van, descarregando merenda na escola. Eles foram abandonados perto do Jardim Holandês.
De acordo com algumas professoras, que preferiram não se identificar, João costumava ir duas vezes por mês à instituição. “Um dia ele vinha vender, e duas semanas depois vinha receber. Desta vez, ele veio pegar o dinheiro com funcionárias na hora do recreio”, contou uma professora.
Direção
Para o subtenente Jair Padilha, do 17.º Batalhão da Polícia Militar, é possível que o marginal soubesse que a vítima estaria com dinheiro. Porém, nada foi levado pelo bandido.
A esposa, muito abalada, contou que ela estava na direção do carro, quando o bandido deu voz de assalto. “Ela desceu do carro e João foi obrigado a assumir a direção. Porém, ele demorou e o marginal suspeitou que ele fosse reagir”, explicou o policial.
Na hora do crime, a van placa ASQ-7638 da prefeitura estava na frente da escola, com o motorista e um ajudante. Eles ouviram o tiro e, em seguida, foram obrigados, sob a mira da arma, a dirigir por algumas quadras.
”A van, juntamente com os dois funcionários da prefeitura, foram abandonados na entrada do Jardim Holandês e o marginal fugiu por um matagal”, completou o subtenente.
Desespero
Enquanto o corpo ainda não havia sido recolhido pelo Instituto Médico-Legal, a esposa ficou ao lado, chorando, falando, em alguns momentos gritando. Como o crime aconteceu no portão da escola, os alunos do turno da manhã tiveram que presenciar a cena trágica. As aulas do turno da tarde foram canceladas pela direção.