Morreu na segunda-feira (23), a pedagoga Maria Amélia Sabbag Zainko. A professora fez história na Universidade Federal do Paraná (UFPR) ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora.
Pedagoga de formação, Maria Amélia foi uma das maiores referências em avaliação do ensino superior do Paraná. Fez parte da Comissão de Avaliação que criou o Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB (1993-94) e depois participou também da Comissão Especial de Avaliação que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (2003).
Foi pró-reitora de Graduação por 12 anos, quatro na gestão de Carlos Alberto Faraco como reitor e oito na gestão de Zaki Akel Sobrinho. Em sua última incursão como pró-reitora, auxiliou na expansão da Universidade para o interior do Estado. Entre 1994 e 1997, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora da UFPR. Foi também a primeira reitora, atuando de forma interina.
Despedida
“A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos neste momento de dor”, lamentou nas redes sociais a Universidade Federal do Paraná.