Luto!

Morre Tatára, ícone da cultura underground de Curitiba

Morreu nesta terça-feira (21), aos 74 anos, João Gilberto Tatára, ícone da cultura underground de Curitiba. Autor de mais de 800 canções, além de discos gravados e livros publicados, Tatára era uma das principais referências da produção autoral de Curitiba. Manteve por anos o Bardo Tatára, no bairro Água Verde, em Curitiba, onde desenvolveu sua poética, transformando-se em ponto de efervescência cultural.

“É uma perda muito triste e significativa para a cultura curitibana e paranaense. Um ícone da cultura underground que uniu músicos e poetas por anos no bar. Ele pegou a ideia de um amigo e fortaleceu a história da segunda-feira autoral. Era um cara que agregava musica curitibana, dava espaço para vários cantores, compositores e musicistas em início de carreira. Na madrugava todo mundo acabava se encontrando no bar do Tatára. Ele era contemporâneo de muitos da poesia e música de Curitiba que se tornaram pops, mas ele sempre no lado B”, disse Alex Silveira, repórter da Tribuna, grande fã e amigo de Tatára. “Ele vai fazer muita falta”, ressalta.

A segunda-feira autoral, citada por Silveira, era um espaço criado no qual todos os músicos iam para se encontrar e apresentar suas obras. “Segunda-feira não tem show e os músicos acabavam indo para lá e faziam suas músicas e apresentando seus shows. Todos iam para lá para apresentar seus trabalhos, entre eles Léo Fressato, da música Oração, foi um dos que participavam dessa segunda-feira autoral. Era a turma deles ali e depois gravaram o clipe da música, se tornando parte principal da composição da Banda Mais Bonita da Cidade, lembrou o jornalista”

O prefeito Rafael Greca também prestou uma homenagem a Tatára. “Músico curitibano e mestre de música. Boêmio e poeta. João Gilberto Tatára nos deixou. Entrou para a eternidade após uma linda e longa trajetória de talento e inspiração. Com suas noites “Segunda Autoral”, no bar onde era curador, foi muito importante para os jovens músicos da cidade”, declarou o prefeito Rafael Greca. “Possam os anjos velar seu repouso com cânticos de glória”, completou Greca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna