PM em luto

Morre o ex-comandante-geral da PM Antônio Michaliszyn, criador de batalhões, hospital e Academia Policial Militar do Guatupê

Foto: Divulgação/PM-PR

O ex-comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Antônio Michaliszyn, 96 anos, faleceu na madrugada de sábado (15). Ele era o comandante-geral mais antigo ainda vivo. A informação foi divulgada pela assessoria da PM.

Durante sua gestão, o coronel Antônio Michaliszyn criou os primeiros nove batalhões da PM, além da Academia Policial Militar do Guatupê e o Hospital da PM. Ele nasceu em 1925, em Malet, Interior do Paraná. Ao longo da carreira passou por várias unidades no interior do estado.

LEIA MAIS – Igreja do Guadalupe reza missa domingo pelas vítimas da covid-19 no Brasil

O ex-comandante-geral ingressou na corporação como soldado, em 1942. Pela sua dedicação, foi graduado como cabo e, depois, sargento da PM. Em 1948 foi declarado aspirante a oficial.

Ao percorrer as unidades do interior do estado, chegou ao posto máximo da corporação e foi nomeado comandante-geral em 1966, seguindo no cargo até 1970. 

LEIA TAMBÉM – Ter pulmão forte para evitar gravidade pelo coronavírus exige atitude preventiva

Segundo a PM, ele deixou um grande legado à corporação e também construiu, com recursos próprios, a Associação da Vila Militar (AVM). Velório e sepultamento na capela do Cemitério Parque Iguaçu, na Rua Nicolau José Gravina, no Cascatinha, em Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna