Morreu na tarde desta quinta-feira (26) Dom Moacyr José Vitti, aos 73 anos, arcebispo de Curitiba, autoridade máxima da Igreja Católica na cidade. O religioso morreu de infarto fulminante por volta das 13h40, na Casa Episcopal. 

continua após a publicidade

O velório do arcebispo de Curitiba acontecerá na Catedral Basílica ainda nesta quinta-feira, mas sem horário definido. A arquidiocese ordenou que missas sejam celebradas de hora em hora na Catedral em homenagem a Dom Moacyr. A primeira começa às 7h e a última acontecerá às 22h.

O Padre Reginaldo Manzotti, afirmou em nota nas redes sociais, seu pesar pela morte de Vitti, “sacerdote, amigo, um verdadeiro e grande pastor para o seu rebanho”. “A tristeza da perda de um amigo, irmão, pai, um verdadeiro pastor, é imensa, mas confortada na Ressurreição de Jesus. Se estamos tristes, o céu se alegra por receber uma alma tão bela e encantadora”, completou.

Luto

continua após a publicidade

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, decretou luto oficial de três dias. “Ele foi também um homem atento às questões administrativas da Mitra e da cidade, sempre receptivo e pronto a palavras de incentivo”, disse.

O governado Beto Richa também decretou luto oficial de três dias. “Era uma pessoa querida não só pela comunidade católica, mas por todos os que sabiam de seu carisma, de sua bondade e de sua solidariedade”, afirmou Richa.

continua após a publicidade

O reitor da Pontifícia Universidade Católica dos Paraná (PUC-PR), Waldemiro Gremski, também lamentou a morte de Dom Moacyr, que ocupava o cargo de grão-chanceler da entidade. Para Gremski, o arcebispo tinha papel fundamental, já que era o mediador das relações da Instituição com a Igreja Católica.

Histórico

Nascido em 30 de novembro de 1940, em Piracicaba (SP), Dom Moacyr José Vitti entrou para o seminário aos 13 anos e formou-se em Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas. O religioso trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.

Em 2002, foi nomeado bispo diocesano de Piracicaba, e dois anos depois, assumiu a arquidiocese de Curitiba, em cerimônia realizada na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.