“Ou a torneira fica seca ou a água vem com pressão muito baixa. Estou aqui há três anos e sempre tem o mesmo problema”, conta Cristina Juliana Pagnoncelli, proprietária de pet shop na Rua Wanda Wolf.
Mesmo tendo a caixa d’água adequada para o estabelecimento, ela já perdeu clientes porque faltou água, pois não havia pressão suficiente para reabastecer o reservatório.
Cristina ressalta que já ligou diversas vezes para o serviço ao cliente da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para relatar o problema. Suzanne Kruger, moradora da região, também precisa conviver com as interrupções no abastecimento.
“Não sei o que é. Mas é irritante. Moro aqui há 13 anos e há 13 anos é assim. A falta da água sempre deixa a gente na mão”, comenta. É a mesma reclamação da moradora Silvana Bento Villanti. “Pelo menos uma vez na semana acontece isso. Tornou-se constant”‘, ressalta.
O repórter cinematográfico Fábio Gomes Alexandre vai formular uma reclamação formal na ouvidoria da Sanepar pelos transtornos. Sempre quando tem o problema no abastecimento, ele liga para a Sanepar e os atendentes dão versões diferentes para o problema.
“Eu tenho rede pressurizada (que envia a água da caixa para os chuveiros) e duas bombas já estragaram por causa disto”, indica. A Sanepar informou que a queixa constante dos moradores não é compatível com o registro operacional e de manutenção do sistema da área.
Por isto, vai fazer uma investigação local. Serão instalados em residências do Jardim Ipê os equipamentos Dataloger, que vão monitorar a pressão da água por 24 horas. Ao final da medição, segundo a companhia, será possível detectar a origem do problema.