Moradores de diversos bairros de Curitiba e da região metropolitana têm reclamado da cor amarelada e turva da água que sai de suas torneiras. O problema, segundo eles, começou ainda em janeiro, mas foi acentuado nas últimas semanas, após o fim do rodízio no abastecimento. Muitos curitibanos revelam, inclusive, insegurança na hora de consumir a água fornecida pela Sanepar.

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“Há mais de um mês vem amarela, turva, e esse virou um problema frequente no bairro. Aqui em casa, temos deixado o registro fechado e só abrimos a válvula quando conferimos se a água está em condições de consumo, sem cor ou cheiro”, disse a moradora do município de Pinhais, na RMC, Rosângela Pelada, em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC.

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O policial militar da reserva, Eriberto Kotelak, também é um dos impactados pelo problema. Morador de Curitiba, ele enviou um vídeo à RPC em que lamenta a situação. “Gostaria de registrar minha indignação com a água que a Sanepar tem nos fornecido. É a água que utilizamos para lavar roupa, cozinhar e beber, e está toda amarelada”, disse Eriberto na gravação.

E aí, Sanepar?

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O gerente da Sanepar em Curitiba e região metropolitana, Fábio Basso, afirmou ao Meio Dia Paraná que a empresa já está ciente do problema, ocasionado em bairros e municípios abastecidos pela Estação de Tratamento do Iraí, mas assegurou que não há riscos para a saúde dos usuários. “Nós identificamos a alteração na cor da água em algumas regiões de Curitiba, Piraquara, Pinhais e Colombo”, afirmou em entrevista.

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“Isso deve-se ao acúmulo de matéria orgânica na estação durante o longo do período da crise hídrica. Com o regime de chuvas mais próximo da normalidade, a movimentação dessa matéria orgânica gera a alteração de cor. Apesar disso, todos os requisitos de qualidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, estão sendo cumpridos. Portanto não há risco de saúde ao consumidor. Mesmo assim, a Sanepar resolverá o problema o mais breve possível”, finalizou.

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