“Amarelada”

Moradores de Curitiba e região reclamam da cor da água fornecida pela Sanepar

água
Foto: José Fernando Ogura / AEN

Moradores de diversos bairros de Curitiba e da região metropolitana têm reclamado da cor amarelada e turva da água que sai de suas torneiras. O problema, segundo eles, começou ainda em janeiro, mas foi acentuado nas últimas semanas, após o fim do rodízio no abastecimento. Muitos curitibanos revelam, inclusive, insegurança na hora de consumir a água fornecida pela Sanepar.

“Há mais de um mês vem amarela, turva, e esse virou um problema frequente no bairro. Aqui em casa, temos deixado o registro fechado e só abrimos a válvula quando conferimos se a água está em condições de consumo, sem cor ou cheiro”, disse a moradora do município de Pinhais, na RMC, Rosângela Pelada, em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC.

+ Leia mais: UPA Boqueirão volta com atendimento exclusivo de emergências na segunda-feira

O policial militar da reserva, Eriberto Kotelak, também é um dos impactados pelo problema. Morador de Curitiba, ele enviou um vídeo à RPC em que lamenta a situação. “Gostaria de registrar minha indignação com a água que a Sanepar tem nos fornecido. É a água que utilizamos para lavar roupa, cozinhar e beber, e está toda amarelada”, disse Eriberto na gravação.

E aí, Sanepar?

O gerente da Sanepar em Curitiba e região metropolitana, Fábio Basso, afirmou ao Meio Dia Paraná que a empresa já está ciente do problema, ocasionado em bairros e municípios abastecidos pela Estação de Tratamento do Iraí, mas assegurou que não há riscos para a saúde dos usuários. “Nós identificamos a alteração na cor da água em algumas regiões de Curitiba, Piraquara, Pinhais e Colombo”, afirmou em entrevista.

+ Veja esta: Paraná completa dois anos dos primeiros casos de covid-19 neste sábado

“Isso deve-se ao acúmulo de matéria orgânica na estação durante o longo do período da crise hídrica. Com o regime de chuvas mais próximo da normalidade, a movimentação dessa matéria orgânica gera a alteração de cor. Apesar disso, todos os requisitos de qualidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, estão sendo cumpridos. Portanto não há risco de saúde ao consumidor. Mesmo assim, a Sanepar resolverá o problema o mais breve possível”, finalizou.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna