Alvo de um trabalho especial de limpeza das pichações há nove meses, a Praça 19 de Dezembro, conhecida como Praça do Homem Nu, no Centro de Curitiba, é alvo novamente de vandalismo. O rosto da estátua da Mulher Nua está pichado, como se tivesse sido maquiada, além de uma pintura no pescoço.
Em setembro de 2017, a Praça 19 de Dezembro passou por uma limpeza. A prefeitura, via Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), fez a remoção das pichações nas obras e painéis do logradouro. O trabalho foi executado com material doado.
Inaugurada em 19 de dezembro de 1953, dentro do pacote de obras que celebrou o centenário da emancipação política do Paraná, a Praça 19 de Dezembro abriga obras de renomados artistas paranaenses.
Há um painel de granito em relevo assinado pelos artistas Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do estado. Os dois artistas também assinam a autoria do obelisco, da estátua do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense, e da Mulher Nua, que representa a Justiça. Do lado oposto ao painel de granito está o painel de azulejos com desenhos de Poty Lazzarotto.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/remocao-das-pichacoes-na-praca-do-homem-nu-termina-nesta-sexta-veja-o-antes-e-depois/
