Enquanto na maioria das escolas estatuais e municipais a movimentação é intensa, quem vota no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fazendinha, no bairro Fazendinha, em Curitiba, nem fila enfrenta. A escola é o menor colégio eleitoral da capital paranaense e tem 164 eleitores.
Leia mais! Filas, santinhos e doces de primeira! Conheça o maior colégio eleitoral de Curitiba!
Nos outros pontos de votação, os eleitores têm de esperar, no mínimo, 20 minutos na fila. “Aqui foi rapidinho, chegamos e não tinha ninguém na frente, muito melhor mesmo”, comentou a jovem Rúbia Caroline Jacinto da Cruz, de 18 anos.
Recém completada a maioridade, essa foi a primeira vez que Rubia votou. “É importante, né? Porque só assim a gente consegue cobrar e garantir nossos direitos”, comentou.
Veja também! “Adquirimos o direito de votar, temos que fazer valer!, diz mesário mais antigo de Curitiba
Acompanhada da mãe, que vota no CMEI, as duas estavam felizes em não precisar enfrentar uma fila enorme. Na escola, há uma única urna, ao contrário dos grandes colégios onde pode chegar ter mais de 10 pontos de votação.
Além da tranquilidade, outro ponto que chamou a atenção também foi a limpeza. No CMEI do Fazendinha, a reportagem não encontrou nenhum santinho jogado na rua, assim como em outras escolas na região. A Polícia Militar (PM) reforça que, caso perceba algum tipo de crime eleitoral, como a distribuição de santinhos ou até mesmo boca de urna, a situação seja denunciada pelo 190, 181 ou até mesmo diretamente aos policiais que estão nos pontos de votação.
Viu essa? Votos de brasileiros no exterior vazaram? TSE explica!
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!
https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/eleicoes-na-tribuna-acompanhe-tudo-sobre-a-votacao-em-tempo-real/