Aliviados!

Médico agredido, enfermeira e higienização. Conheça os primeiros vacinados pela prefeitura de Curitiba

Profissionais de saúde receberam doses da vacina nesta quarta-feira (20). Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Cinco profissionais de saúde ligados à prefeitura de Curitiba foram vacinados contra a covid-19 nesta quarta-feira (20). São servidores que estão no trabalho diário e em contato com a população contaminada pelo novo covonavírus. A vacinação neste dia para eles representou a esperança de poder trabalhar com um pouco mais de tranquilidade, sem a constante preocupação dos últimos meses em passar a doença para os familiares.

+Leia mais! Vacinação em Curitiba: veja quem receberá as doses antes e em que grupo você deve estar

A primeira a ser vacinada contra a covid-19 foi a enfermeira Silvana Maria Bora, de 54 anos, que trabalha na UPA do Boa Vista. Quem aplicou a vacina foi a própria secretária de saúde Márcia Huçulak. “Fui comunicada que eu seria representante dos meus colegas. Fiquei muito feliz e espero que a vacina venha logo para todos. Coração bateu forte a noite toda”, disse a profissional que não chegou a ser infectada e que mora com a mãe idosa e que atua na urgência e emergência desde os primeiros casos de covid-19 em Curitiba, em março de 2020.

Depois, quem recebeu a vacina foi Elizabete Moraes da Silva, médica intensivista do Hospital do Idoso, em Curitiba, que atuou atuou no Hospital Vitória de junho a dezembro de 2020, exclusivamente no enfrentamento à covid-19.

Cláudia Maria dos Santos, técnica de enfermagem da US Capanema, ficou emocionada ao receber a primeira dose da Coronavac. “Gosto muito do que eu faço que hoje estou muito emocionada em ser a primeira técnica em ser vacinada. Fiquei muito preocupada na jornada em pegar essa doença e passar para os meus pais. Agora que estou imunizada não tenho mais medo”, disse a técnica de enfermagem Claudia. “Agora vai melhorar bastante, vou poder ficar perto do meu pai”, ressaltou.

O médico Igor Kazuo, que chegou a ser agredido por um paciente que teve o resultado positivo para covid-19, comemorou o dia da vacina. “Momento histórico dentro de tudo que passamos. Foi um período muito tenso, algo que jamais vivenciamos. É o início da vacinação que trará esperança e alegria muito grande. Torcemos para que tudo ocorra bem e que todos consigam imunização logo”, disse o médico à Tribuna. Sobre a agressão, Igor explicou que isto ocorreu porque o paciente que não aceitou o diagnóstico positivo. “Ele não aceitou a transferência do hospital e acabou partindo pra cima”, explicou.

Por fim, a profissional Thais Ribeiro Dessanti, que faz parte do setor de imunização e limpeza do Hospital Vitória foi vacinada. “Fiquei bem aflita e muito emocionada em ser uma das primeiras pessoas a ser vacinada. Estou com este cargo de representar a higienização. Somos tão importantes quanto os médicos e enfermeiros. Estou extremamente feliz ainda mais por ser uma das primeiras”, disse a profissional, emocionada, ao citar a filha e o legado que deixa para a história da saúde de Curitiba.

“Estou extremamente feliz ainda mais por ser uma das primeiras”, disse Thays Ribeiro.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna