Moradores da Vila Monteiro Lobato, no Tatuquara, estão na bronca com o matagal da região, que os obriga a darem volta enorme para chegar à área comercial. O problema acontece porque um grande terreno divide a vila ao meio e, justamente por isso, algumas ruas não têm continuidade. Quem mora nas travessas adjacentes à Rua Aleixo Sprada é obrigado a caminhar distância aproximada de um quilômetro para chegar à Jornalista Silvino Alves Batista, onde funcionam diversos estabelecimentos comerciais.
A aposentada Maria de Almeida conta que a distância atrapalha o dia a dia de quem mora na vila. “Se você precisar ir à padaria, ou visitar um conhecido, é preciso dar volta enorme e para a gente, que tem mais idade, isso fica mais complicado. É preciso abrir caminho logo para as duas regiões ficarem unidas”, afirma. Maria também diz que em dias de fortes chuvas, a água que vem do matagal invade as ruas da região, deixando muita sujeira. “As ruas aqui têm asfalto, mas está cheio de barro. Quando a água desce, vem muita terra junto e suja todas as ruas. Até para andar fica complicado”, reclama.
O comerciante José Cláudio Rodrigues explica que a longa distância percorrida para chegar ao outro lado do bairro dificulta principalmente a vida dos idosos. “Quem é novo e tem saúde, até caminha sem problemas, apesar de ser um pouco longe. Mas para quem já é de idade fica muito complicado, pois tem rua de chão batido e a distância é longa para quem já está na terceira idade”, diz.
Requerimento
O vereador Rogério Campos (PSC) apresentou à prefeitura de Curitiba, na semana passada, requerimento para abertura da Rua Aleixo Sprada, fazendo a conexão com a Jornalista Silvino Alves Batista. A proposta da solicitação é melhorar a locomoção dos moradores do bairro. “Atrapalha e muito a vida de quem mora na região e eu não vejo motivos para não passar a máquina nesse terreno e abrir a rua. Vamos aguardar 15 dias para começar a cobrar a posição da prefeitura”, disse Campos. Procurada pelo Paraná Online, a Secretaria Municipal de Obras Públicas prometeu se manifestar hoje sobre o requerimento.