Manifestação

Marcha das Vadias percorre as ruas de Curitiba em julho

Centenas de mulheres são esperadas para a sexta edição da Marcha das Vadias de Curitiba no sábado (9). A concentração está marcada para às 10h, na Praça da Mulher Nua, em frente ao Passeio Público. A manifestação percorrerá os principais pontos do Centro da capital paranaense: Catedral Nossa Senhora da Luz, Calçadão da XV de Novembro, Paço Municipal e Boca Maldita. Em todos os pontos, atos simbolizarão as diferentes violências sofridas pelas mulheres.

O tema central desse ano “denuncia e traz para as ruas a vontade de derrotar o fascismo diário presente nos nossos discursos, nos nossos comportamentos, nos nossos prazeres. É esse fascismo que tem culpabilizado as mulheres vítimas, promovido a cultura do estupro e aumentado a violência contra as mulheres”, diz o manifesto publicado na página do evento no Facebook.

De acordo com a organização da Marcha, a manifestação tem o objetivo de lutar contra a culpabilização das mulheres pela violência que sofrem, em especial, a sexual. Este ano, especificamente, a Marcha pautou a questão do fascismo em função do contexto social e político no Brasil que tem culpabilizado as mulheres vítimas, promovido a cultura do estupro, além de cometer violência estatal com os últimos retrocessos da política brasileira em relação aos direitos das mulheres.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna