O domingo (18) foi de manifestação de centenas de jovens pela legalização da maconha, em Curitiba. O movimento foi organizado nas redes sociais com o objetivo de mostrar os benefícios para o uso medicinal do produto. Os participantes saíram da Rua XV, e se dirigiram a Praça 19 de Novembro.
+Leia mais! Paciente de hospital de Curitiba sob escolta policial pula do 5º andar em tentativa de fuga
A Marcha da Maconha voltou a ocorrer depois de três anos – a última edição foi em 2019. A concentração reuniu apoiadores dos que pedem a descriminalização, e aqueles que defendem o uso medicinal. Com um megafone, manifestantes fizeram discursos durante o evento valorizando que a maconha ajuda a salvar vidas e recupera enfermos. Além disso, os manifestantes reforçaram que a liberação iria prejudicar o tráfico de drogas, e proporcionar mais segurança para a população.
O que diz a legislação sobre maconha
Na Câmara dos Deputados, tramita o Projeto de Lei nº 399, de 2015, que visa a autorizar o cultivo da erva, para fins medicinais, veterinários e cosméticos. Mas, por enquanto, associações e entidades que lutam pela descriminalização da maconha vêm recorrendo a liminares judiciais para que não sejam processados pela Lei Antidrogas.